Jaraguá do Sul – Um relatório preliminar divulgado nesta quinta-feira (10) pela Secretaria Extraordinária da Reconstrução e do Desenvolvimento Rural aponta a bananicultura como a atividade agrícola mais prejudicada em Jaraguá do Sul devido ao forte temporal ocorrido na madrugada da última terça-feira (8). De acordo com o levantamento, o vendaval tombou 450 mil dos cerca de 3 milhões de pés de banana plantados no município, o que corresponde a 15% da plantação e representa um prejuízo de R$ 3,6 milhões aos bananicultores.
O secretário da Reconstrução e do Desenvolvimento Rural, Ingo Paulo Robl, explica que estes prejuízos também abrangem as casas de embalagens – algumas totalmente destruídas e outras destelhadas – e as estradas internas das propriedades utilizadas pelos agricultores para o escoamento da produção. Ele salienta que praticamente todas as regiões produtoras de banana do município foram atingidas: Garibaldi, São Pedro, João Pessoa, Santa Luzia, Jaraguazinho, São João, Tifa Ribeirão Cacilda e Ribeirão Alice, Jaraguá 84, Ribeirão das Pedras, Rio Cerro, Rio da Luz, Ribeirão Grande do Norte, Nereu Ramos, Tifa Jararaca, Três Rios do Norte e Tifa dos Húngaros.
Ingo Robol informa ainda que este levantamento feito por técnicos de sua secretaria aponta a avicultura como a segunda atividade mais prejudicada até agora. Além de ter afetado a cobertura de aviários, o vendaval atingiu a rede elétrica e deixou diversas comunidades sem energia. Como consequência, 240 mil frangos de 11 produtores tiveram que ser encaminhados antecipadamente para o abate, principalmente de avicultores instalados no Jaraguazinho e no Ribeirão Grande da Luz.
ESTRADAS – Mais de R$ 1 milhão é o valor estimado para reparar os estragos causados pelo temporal em estradas públicas vicinais destinadas ao escoamento da produção agrícola. No total, foram atingidos 62km de estradas com cobertura de macadame, envolvendo as localidades de Santa Luzia para Ribeirão Grande no Norte, Tifa do Funil, Ribeirão das Pedras, Ribeirão Cavalo, Ribeirão Braço do Cavalo, Ribeirão Cacilda, Rio da Luz, Garibaldo via Jaraguazinho, Garibaldo Alto São Pedro e laterais do Rio Cerro – Tifa Javali, Tifa Mathias, Ribeirão Alma. O relatório final deve ser concluído nos próximos dias.
Fonte: Assessoría de Imprensa