Prefeitura de Videira amplia para 15 o número de bairros atendidos pelo Programa que recolhe lixo reciclável

Videira- Depois de implantar a coleta de lixo nas comunidades do interior, a Prefeitura de Videira em parceria com a empresa responsável pela coleta de lixo na cidade, está ampliando de 6 para 15, o número de bairros atendidos pelo Programa SEPARA, que recolhe lixo reciclável. Os dias de coleta também foram ampliados. Segundo o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente – Celso Brancher até agora apenas os bairros Morada do Sol, Portal das Videiras, Cidade Alta, Universitário, Colina Verde e Floresta eram atendidos pelo serviço. A partir da próxima semana  o roteiro também contemplará os bairros: Matriz, II Pinheiros, São Cristovão, São Francisco, Farroupilha, Aeroporto, Santos Dumont, Santa Tereza e Marafon. “É uma ampliação significativa nos número de bairros atendidos e essa iniciativa certamente despertará a consciência ambiental dos videirenses, que poderão destinar corretamente os resíduos recicláveis”, aponta.

Brancher explica que a coleta acontecerá em dois dias da semana: às quartas e quintas-feiras, por isso, os moradores devem depositar o lixo reciclável, nas lixeiras, somente nesses dias, para que não sejam misturados ao lixo orgânico e recolhidos durante a coleta normal. “É muito importante a conscientização da população para o projeto tenha o efeito que precisa. Pedimos aos moradores para que realizem a separação, não misturem o lixo reciclável seco com orgânicos, porque eles perdem a capacidade de reciclagem”, explica.

De acordo com o engenheiro Ricardo Testolin, representante da empresa que presta serviço de coleta de lixo em Videira, são recolhidas atualmente apenas três toneladas de lixo reciclável, por mês, no município. A intenção é que esse número se amplie significativamente. “Muitos não sabem, mas além de contribuir com o meio ambiente, ao fazer a separação do lixo, para que possamos recolher o videirense também poderá agir socialmente, isso porque, para cada quilo de lixo reciclável que a empresa recolhe, ela repassa R$ 0,10 para a Apae”, diz.

Confira o roteiro da coleta seletiva nos bairros:

Quarta-feira ( das 13h30 às 18h)
Morada do Sol
Portal das Videiras
Cidade Alta
Universitário
Colina Verde
Floresta

Quinta-feira  (das 7h30 às 12h)
Matriz
 II Pinheiros
São Cristovão
São Francisco

Quinta-feira  (das 13h30 às 18h)
Farroupilha
Aeroporto
Santos Dumont
Santa Tereza
Marafon

Considera-se como material reciclável:

Papel: Folhas e aparas de papel, jornais, revistas, caixas, papelão, rascunhos escritos, fotocópias e tetra pak .
Plástico: Tampas, potes de alimentos, garrafas Pet, PVC, recipientes de limpeza, sacos plásticos e baldes.
Vidro: Potes de vidro, copos, garrafas, embalagens de molho, frascos de vidro
Metal: Latas de alumínio, latas de aço como: latas de óleo, sardinha, molho de tomate, além de ferragens, arames e canos. 

Silvia Palma
UNOPress

Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *