Prefeitura de Gov Celso Ramos apresenta plano de Fortalecimento do Turismo

Gov. Celso Ramos – A Prefeitura Municipal de Governador Celso Ramos, por intermédio da Contrei Consultoria, apresentou a segunda etapa da ‘Elaboração do Plano de Fortalecimento Institucional da Gestão Pública do Turismo’ do município, o “Diagnóstico da Gestão Municipal”. O encontro foi realizado no último dia 30, na Casa Paroquial, em Ganchos do Meio, e contou com a presença do Prefeito Municipal Anísio Anatólio Soares, Secretários Municipais, funcionários da prefeitura, membros do Prodetur (Programa Regional de Desenvolvimento do Turismo) do Ministério do Turismo, membros do Comtur (Conselho Municipal de Turismo), empresários e população em geral.

Na abertura da apresentação do diagnóstico, o Prefeito Anísio comentou sobre a vocação turística natural que o município de Governador Celso Ramos possui. “Trata-se de um potencial turístico muito forte. Por isso a Prefeitura investe na infraestrutura da cidade para oferecer aos turistas conforto e estrutura. Viabilizamos ações como os 30 quilômetros de asfalto da SC 410 que interliga todas as praias do município. O total de 150 ruas estão sendo calçadas e até o final da gestão serão concluídas. Nossa água abastece oito vezes a população do município, isso quer dizer que não falta mais água durante a temporada de verão. Solicitamos para Celesc a ampliação da energia elétrica. Com relação ao saneamento básico tem como meta atingir pelo menos 90% em uma década e será modelo em todo Estado de Santa Catarina. Este trabalho já foi iniciado pela atual administração. Atualmente, todo empreendedor instala a própria ETE – Estação de Tratamento de Esgoto e em toda construção o projeto hidrosanitário deve ser apresentado e iniciado antes das obras. Desenvolver atividades para fortalecer ainda mais o setor turístico de Governador Celso Ramos é a proposta da prefeitura. A Prefeitura realiza um plano de fortalecimento com a ampliação dos eventos do Calendário Turístico. Neste ano sediamos a grandiosa Açor – Festa Açoriana de Santa Catarina, juntamente com a II Mar & Festa que atraiu mais de 25 mil pessoas, o Campeonato Brasileiro de Paraquedismo, a I Feira do Livro e da Arte e diversos outros eventos que atraem turistas de toda região. Queremos trabalhar juntamente com os empresários locais e nossa equipe. Para isso precisamos da participação de todos neste plano que possui um total de 6 etapas e estamos concluindo a segunda. Os interessados podem entrar em contato com a Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer”, convida o Prefeito Anísio.

Na apresentação do diagnóstico foram repassados aos presentes pontos positivos e pontos negativos existentes no município. Entre eles estão: transporte coletivo, postos de informações turísticas, comércio informal, roteiro gastronômico, belas e limpas praias, povo hospitaleiro, qualificação da oferta turística, falta de sinalização de trânsito, falta de estacionamento e outros.

Em resposta a alguns itens, o prefeito comentou sobre os cursos de qualificação profissional na área de turismo oferecidas pela prefeitura. “Muitas vezes oferecemos cursos gratuitos para garçons, recepcionistas, idiomas, e as pessoas não se interessam. Os empresários devem qualificar seus funcionários e a prefeitura oferece esse suporte que deve ser usufruído. Contratamos há dois anos o Sebrae para promover o Roteiro Gastronômico. Poucos participaram. Comento também sobre a Casa do Turismo que deve sair no início do próximo ano”.   

A diretora de turismo Rita de Cássia Daum aproveitou a oportunidade para informar que ainda no primeiro semestre deste mês um curso de qualificação para os setores hoteleiros e alimentícios serão promovidos. “Após este encontro, um plano de ação será realizado antes da temporada de verão”.

A próxima etapa será a 3ª que trabalhará o tema Marco Operacional. Na 4ª será feita a Estratégia e o Plano de Ação. Já na 5ª etapa será o Plano de Execução por Ações Prioritárias prevista para janeiro. A última etapa será a versão final que posteriormente será encaminhada para o Ministério do Turismo avaliar e aprovar. 
 
ai/UNO

Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *