Barra Velha – O prefeito Samir Mattar (PMDB) reabriu oficialmente o posto de Saúde da comunidade do Escalvado, no extremo norte de Barra Velha, primeiro ato da programação do 49º Aniversário de Emancipação da cidade, na sexta-feira, dia 3 de dezembro. A unidade de saúde teve sua fita descerrada por Samir, além da secretária municipal Eliana Beatriz Bittencourt e a servidora pública Isolete Casagrande, viúva do saudoso líder comunitário Pedro Elias Casagrande, um dos principais moradores do bairro e para o qual a Prefeitura encaminhou projeto à Câmara de Vereadores visando denominar o posto.
Na solenidade, o prefeito Samir enalteceu a figura de Casagrande, considerado por Mattar como “não apenas um líder da comunidade, mas um amigo”. O prefeito aproveitou para anunciar que em 2011, inicia a pavimentação da rua principal da comunidade (acesso ao porto do Itaperiú, em São João do Itaperiú), além de reforçar a necessidade de reforma da Escola Municipal Perfeito Aguiar, situada ao lado do posto, e da quadra de esportes, também projetadas para o ano que vem. Samir lembrou que sua gestão foi muito cobrada pela forma como estava o posto, o que levou à interdição, mas salientou que “poucos mostraram como a atual gestão assumiu a Prefeitura e seus setores”.
A secretária Eliana Bittencourt lembrou que a primeira reforma da unidade do Escalvado foi feita justamente na gestão do seu marido, o ex-prefeito Mario Celso Bittencourt, e era com alegria que ela retorna ao bairro para anunciar novas melhorias, como a pediatra que irá atender na unidade a partir do ano que vem, e os preventivos de saúde da mulher que também serão oferecidos no local. Já o prefeito Samir considerou que a abertura da boca da barra do Rio Itapocu também terá reflexos na pesca e no fluxo de embarcações que passam pela comunidade, e lembrou as empresas que estão se instalando no entorno do Escalvado.
Participaram da solenidade autoridades como os vereadores Valdir Tavares (DEM) e Eurico dos Santos (PSDB), e secretários da Prefeitura, como Eurides dos Santos (Planejamento) e Bonifácio Suzuki (Assuntos Econômicos), entre outros. A comunidade foi representada pelo líder comunitário Eduardo Borges, e os alunos da Escola Perfeito Aguiar fizeram apresentações sob a coordenação da professora Eliane Gabiatti.