A missão internacional realizada pela Administração de São José do Cedro, na última semana, gerou contatos importantes. Conforme o Prefeito, Renato Broetto, a viagem estratégica, liderada pelo Secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Flávio Berté, levou a Buenos Aires uma comitiva com cerca de 20 pessoas. Os prefeitos e secretários dos Municípios que fazem parte da 30ª SDR participaram de uma série de visitas a empresas da Capital Argentina.
De acordo com Renato Broetto, a participação na missão foi de grande importância. “Para obter novos contatos e oportunidades é necessário mostrar as potencialidades que oferecemos em São José do Cedro”, destacou o Prefeito. O secretário de Administração, João de Andrade, frisou que Santa Catarina é visada pelos argentinos graças aos benefícios fiscais oferecidos pelo Estado. “Estamos com uma situação econômica favorável, e isso é atrativo aos argentinos que vivem uma situação econômica complicada”, enfatizou.
Durante o cumprimento da agenda, os Prefeitos tiveram um encontro com o embaixador do Brasil na Argentina, Ênio Cordeiro. O embaixador propôs que seja formado um grupo para identificar as prioridades da Faixa da Fronteira. Cordeiro acredita que desta forma a Embaixada poderá agir de maneira mais eficaz para suprir as necessidades locais.
Visitas às empresas
A comitiva visitou inúmeras empresas durante a ação internacional. Entre os encontros, o grupo conheceu a empresa Romi Pack, principal fabricante de sacolas de papel que detém 90 por cento do mercado argentino. O grupo, formado há 40 anos, emprega mais de 200 funcionários e produz 150 milhões de sacolas por ano.
O encontro seguiu com uma visita a empresa TecnoCom Esquadrias em PVC. A produção mensal do grupo é de 200 toneladas de peças. Fundada em 1975, a TecnoCom possui um quadro com mais de 300 funcionários. Após a visita à linha de produção da fábrica, o Prefeito, Renato Broetto, apresentou uma produção em áudio e vídeo sobre as potencialidades de São José do Cedro. “Dentre os inúmeros atrativos do nosso Município está a terceira área industrial adquirida há pouco tempo. O novo espaço oferece ótimas condições para receber mais empresas que estarão bem localizadas no corredor importante de escoamento industrial”, enfatizou o Prefeito.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ismael Batista, ressaltou que a Administração empenhará os esforços necessários para que essas parcerias sejam consolidadas. “Os investidores interessados representam grandes empresas e todas elas possuem no plano de ação a contratação de um grande número de funcionários. Este dado estimula as tratativas, porque ao gerar mais trabalho aos nossos habitantes, se gera renda e mais riqueza ao Município“, definiu Batista.
Além das indústrias citadas, a comitiva estabeleceu contato com mais de 10 outras empresas. Na oportunidade, o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Flávio Berté, traçou uma agenda para a realização de uma visita dos empresários argentinos às cidades que compõe a Secretaria de Desenvolvimento Regional, entre elas São José do Cedro.
Renato Broetto afirmou que o saldo da viagem foi positivo porque os contatos estabelecidos foram o pontapé necessário para a realização de futuras parcerias. “Foi uma grande oportunidade. Caso as parcerias sejam estabelecidas de fato, isso vai gerar inúmeros benefícios para os moradores de São José do Cedro, entre eles o crescimento e desenvolvimento do Município”, almejou Broetto.
ai24horas