Balneário Camboriú – Autoridades do mais alto escalão da Polícia Militar de Balneário Camboriú e do Estado de Santa Catarina estiveram reunidas na manhã desta segunda-feira, 26, com o prefeito Edson Renato Dias, no gabinete da Prefeitura.
Oficialmente, as autoridades militares demonstraram serem totalmente favoráveis à implantação da Guarda Municipal. Durante o encontro, foram abordados assuntos como armamento a ser empregado, competência relacionada a área de atuação e treinamento.
O prefeito enfatizou por várias vezes durante a reunião que pretende, com a implantação da GM fortalecer a segurança de Balneário Camboriú. “Precisamos ter uma força municipal de segurança, entre Polícia Civil, Militar e Secretaria de Segurança. Em conjunto e de forma harmônica”, disse o chefe do Executivo.
O prefeito salientou que não caberia a ele investir em segurança, sendo obrigação do Governo Estadual, mas disse que atende a um pedido da comunidade, proporcionando assim com a Guarda Municipal mai segurança. Segundo Edson Dias, o ideal seria um reforço considerável na segurança de Balneário Camboriú. “Não quero colocar a culpa no Governo do Estado, gostaria de mais policiais aqui na cidade, mas sei de seus comprometimentos com outras áreas”, destacou.
O coronel Celso Oliveira, Chefe do Estado Maior da Polícia Militar, em seu pronunciamento, ressaltou que a GM precisaria dar um direcionamento de suas atividades desde o início da sua implantação. Destacou a importância da utilização do armamento, citou a diferença entre revólver e pistola. Também mencionou do rígido treinamento com duração de sete meses aplicados para os novos policiais militares.
Em contrapartida, o prefeito destacou que o Executivo não tem a intenção de conflitar com a PM ou Civil, por que para ele, o resultado seria o fracasso. “Nenhum de vocês nasceu policial, todos foram formados para isto. Nossos guardas terão a mesma formação”, pontuou o prefeito.
Oliveira propôs a Dias, que os guardas municipais fossem treinados em Balneário Camboriú. A PM deslocaria sua estrutura para aplicar suas técnicas aos concursados. Para o coronel, esta atitude evitaria transtornos na locomoção de pessoal. O coronel também ressaltou que dentro da PM já existe uma comissão que trata sobre Guarda Municipal. “Ela é uma extensão da Polícia Militar. As guardas municipais têm somado esforços e nos ajudado”, explicou.
O prefeito afirmou que deseja fazer de Balneário Camboriú referência estadual e nacional em termos de segurança pública. Destacou a parceria iniciada no começo do ano entre as três forças, quando realizaram juntas as Operações Integradas. Também destacou o brilhante trabalho desempenhado pelo então comandante do 12º Batalhão tenente-coronel Edemir Meister.
Outro assunto abordado durante o encontro foi sobre a recente Força Tarefa realizada na cidade de Camboriú. Segundo o coronel Oliveira, os trabalhos surtiram saldos positivos tanto em Camboriú como em Balneário Camboriú.
Sobre a implantação da Guarda, o oficial finalizou ao dizer que uma vez demonstrada o desejo de sua implantação pela comunidade e pelo o município, a PM não colocaria qualquer empecilho. “Somos parceiros tanto na sua formação como para orientações”.
Fonte: Assessoría de Imprensa