Florianópolis – Oferecer ferramentas aos policiais militares que são pais, a fim de melhorar a convivência com seus filhos. Esse é o principal objetivo da ação pioneira que o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) de Santa Catarina está realizando nas turmas do Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos da PMSC. A ação, que iniciou na terça-feira (1º/3), foi autorizada pela Diretoria de Instrução e Ensino da Polícia Militar e terá duração total de cinco semanas – 180 horas/aulas.
“Pela primeira vez na história estamos levando o “Proerd Para Pais” para dentro da corporação militar. Queremos desmistificar o programa entre os policiais, um dos grandes problemas enfrentados no Estado”, afirmou o coordenador estadual do Proerd, tenente coronel Geovanni Cardoso Pacheco.
Os 70 sargentos-alunos, divididos em duas turmas, irão receber, ao longo do curso, lições preventivas sobre o uso de drogas, violência originada pelo consumo e formas de orientação familiar, além de instruções para o reconhecimento das aracterísticas físicas e das mudanças comportamentais do usuário. “Os pais aprenderão maneiras pelas quais poderão criar um ambiente positivo, que beneficiará a boa saúde e o bem estar de seus filhos”, destacou o tenente coronel Pacheco.
O curso “Proerd para Pais” foi criado pela Associação para Supervisão e Desenvolvimento Curricular (sigla em inglês ASCD) e pela Famílias em Ação Nacional Americana (NFIA). Estas são duas das mais distintas organizações em educação e pesquisa de prevenção dos Estados Unidos.
No dia 16 de março, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, que trabalha com foco na valorização da vida e na construção de uma sociedade mais saudável, completará 13 anos em Santa Catarina.