Equipamentos vão auxiliar no trabalho de prevenção e emissão de alertas
Itapema – As ações de prevenção da Defesa Civil de Itapema ganharam mais um reforço. Dois Pluviômetros foram instalados em pontos estratégicos da cidade para medir a quantidade de chuva. Os dados serão coletados em tempo real, contribuindo para avaliação dos eventos naturais e a identificação de cenários, que poderão resultar em avisos e alertas para a comunidade.
Um dos equipamentos foi instalado no Corpo de Bombeiros, no bairro Jardim Praiamar e outro na Secretaria de Obras e Transportes, no bairro Alto São Bento. Segundo o Coordenador da Defesa Civil de Itapema, Cabo Motta, a escolha dos locais para receber os equipamentos teve como base o monitoramento por áreas do município. “Priorizamos a instalação na parte Sul e no Norte, garantindo uma maior abrangência na área de cobertura. A escolha também foi provocada pela presença de encostas, áreas de risco e do histórico de alagamento dessas regiões”, explicou o Cabo Motta.
Ainda segundo o responsável pela Defesa Civil em Itapema a análise dos índices de chuva será mais precisa, o que contribuirá diretamente na emissão de alertas. “Poderemos prever melhor a quantidade de precipitação de chuva. Agora, quando o Pluviômetro atingir 50 mililitros de precipitação, teremos um alerta de alagamentos para as primeiras regiões. Antes nos baseávamos na estação dos municípios vizinhos, que repassavam os indicies de lá. Agora teremos nossos próprios índices”, afirmou Motta.
Todos os dados coletados através dos dois pluviômetros serão armazenados por até dois anos, possibilitando a análise criteriosa das informações. Esses números e suas estatísticas também servirão de fonte para estudos climáticos e análises de cenário em Itapema e região.
O Pluviômetro é um equipamento oferecido pela Defesa Civil Nacional através do Ministério da Integração Nacional e a coleta dos dados será realizada mensalmente pela Defesa Civil de Itapema e servirá para identificar os períodos mais críticos de chuva.
ai/UNO