Pesquisa inédita avalia o Desfile da Oktoberfest

 
Informações ajudarão a compor regras para a atração em 2014

Blumenau – Pela primeira vez na história da festa mais alemã das Américas, uma empresa foi contratada para traduzir, através de técnicas de pesquisa e rigor metodológico, como o Desfile da Oktoberfest é visto por turistas e moradores de Blumenau. A AskNew, empresa de pesquisa e marketing com sede na cidade,  acompanhou todos os desfiles realizados na edição deste ano e o resultado foi apresentado na noite desta segunda-feira (11/11) aos grupos que compõem o desfile. Uma oportunidade para discutir pontos que certamente influenciarão nas próximas edições do evento. Foram entrevistadas pessoas que estavam na Rua XV de Novembro a cada dia de desfile, somente após o encerramento para que os respondentes estivessem habilitados a participar da pesquisa. Além do público espectador, foram ouvidos parte dos coordenadores dos grupos, escolhidos de forma aleatória por sorteio, representantes dos clubes de caça e tiro, dança folclórica, clubes sociais e entidades.

Para Ricardo Stodieck, presidente da Vila Germânica, a ideia de medir a satisfação do público dá subsídios para analisar formas de agradar tanto quem desfila quanto quem assiste ao espetáculo. “Através da pesquisa podemos saber, por exemplo, que o sistema de rodízio foi aprovado pela maioria da população, que espera um espaço na lista de grupos para poder desfilar pela XV também”, explica.

 De acordo com Cristina Otte e Janine Fischer, que estão a frente da AskNew, há pontos que reforçam a alegria transmitida pelos integrantes de clubes, entidades e grupos de amigos. “Os espectadores elegem as próprias pessoas como a essência da beleza e alegria dos desfiles”, comenta Cristina. Um dos vários pontos da pesquisa que surpreendeu positivamente foi o fato de que 98% dos entrevistados indicariam o desfile a um amigo. “É a prova de que o evento e o formato, como um todo, foram bem aceitos”, afirma Janine. “Outro fato curioso revelou-se ao separarmos a opinião de turistas e blumenauenses: assistir aos desfiles oficiais é uma oportunidade para o turista ter contato com a cultura germânica, enquanto que para o morador da cidade o motivador de ir para a XV é ter festa e alegria”, complementa.

Dados complementares da pesquisa:

– A cultura germânica foi representada pelos trajes típicos (22%), carros alegóricos (14%) e grupos folclóricos e apresentações de dança (13%).

– Com 36% a pesquisa aponta que a alegria do desfile é representada pelas pessoas – a diversidade, as crianças, os idosos e as fridas. Com 20% ficam os carros alegóricos e 13% os brinquedos exóticos.

– Em relação à beleza, o que mais chama a atenção dos espectadores são as pessoas, com 28%, os trajes típicos ficaram com 18% dos votos e a realeza da festa com 16%.

– De forma geral o evento também foi avaliado de maneira positiva, estrutura (48%), local para assistir o desfile (51%), horários dos desfiles (65%) e tempo de duração da atração (57%).

– 98% dos espectadores afirmaram que recomendariam o desfile para um amigo.

– A beleza dos trajes típicos foi o item que recebeu a melhor avaliação e a animação dos espectadores teve a média mais baixa.   

Sobre a AskNew

A AskNew é uma empresa blumenauense que trabalha com pesquisa e marketing. O objetivo do trabalho é identificar os novos hábitos, comportamentos, atitudes, valores, necessidades, opiniões e motivações das pessoas. Esta ampla observação de comportamento gera estratégias de marketing conectadas ao público alvo para valorizar a marca e criar inovação de mercado.

Foto: Eraldo Schnaider
Camila Tibes
UNOPress

Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *