Balneário Camboriú – Uma pedra com aproximadamente 80 toneladas, situada no Jardim Denise, em Balneário Camboriú, foi explodida na tarde desta terça-feira, 4. A determinação partiu da administração pública, sendo que a rocha oferecia risco iminente de desabar em cima das moradias instaladas naquela localidade.
De acordo com Zileu Silva, da empresa Explotec LTDA, responsável pelos trabalhos, na segunda-feira foram realizadas perfurações na pedra, com cerca de dois metros cada uma. Hoje (terça), os técnicos inseriram 15 quilos de explosivo nas aberturas.
Na semana passada o Departamento de Contensão da Ocupação Irregular e Degradação Ambiental do município – Cuida – havia realizado a limpeza ao redor da pedra, fato este que deu uma melhor visibilidade e de seu risco iminente.
Às 15 horas, o especialista em detonação, Zileu, acendeu o cordel. Em três minutos a explosão aconteceu. Após a explosão, algumas pedras foram arremessadas, sendo que atingiram algumas casas que já haviam sido interditadas no mês passado pela Defesa Civil.
Fato este que já havia sido previsto. Segundo o responsável pela a empresa, numa detonação de rocha tudo pode acontecer, por isso da importância do isolamento no local. A Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Agentes de Trânsito deram apoio na operação.
O secretário de segurança, Nilson Frederico Probst, acompanhou o desenrolar dos trabalhos. Avaliou como positivo o resultado. “Saiu tudo dentro das expectativas. Agora vamos fazer a limpeza do local”, comentou. Nilson destacou que existem outras pedras na localidade, de menor porte, e que serão quebradas manualmente.
O secretário salientou ainda, que estão sendo elaborado um projeto que visa regularizar a situação das famílias que moram naquele local. “Nos próximos dias vamos enviar as sugestões a Câmara de Vereadores”, disse.
Atualmente cerca de 30 moradores daquelas casas estão alojados numa hospedaria, sendo que suas moradias continuam interditadas. Outras residências também devem ser desapropriadas. Um plano habitacional está sendo elaborado entre a Prefeitura e a Caixa Econômica Federal.
Fonte: Assessoría de Imprensa