Brasília – Desde que começou a vigorar a portabilidade numérica no Brasil, mais de 2 milhões de pessoas pediram para trocar de operadora de telefonia sem mudar o número do telefone. De acordo com a a Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações (ABR Telecom), até a meia-noite da última segunda-feira (30), foram registrados 2.000.865 pedidos de portabilidade numérica no país.
Desse total, 1,46 milhões de solicitações já foram concluídas, o que representa 73,3%. A maioria dos pedidos (66%) é referente a linhas de telefones móveis, enquanto 34% são de usuários de telefonia fixa.
Para trocar de prestadora e manter o número, o consumidor deve se dirigir à operadora para a qual quer migrar e pedir uma nova habilitação mantendo o número atual. A operadora antiga terá um dia útil para conferir os dados do usuário, e o processo de portabilidade deve ser concluído até cinco dias depois da solicitação do consumidor.
Na telefonia fixa, a portabilidade só poderá ser feita dentro da mesma área local – município ou conjunto de municípios. Para os celulares, a manutenção do número será possível dentro da mesma área de registro – que corresponde ao DDD.
Sabrina Craide/ABr/UNO