Joinville – As férias de julho estão aí, ótima pedida para conhecer os museus e espaços patrimoniais da região. Conhecida como a cidade das bicicletas, Joinville tem um espaço específico sobre o tema. O Museu da Bicicleta (Mubi) está localizado na antiga Estação Ferroviária – a Estação da Memória – e abriga um acervo de 108 bicicletas.
Fundado em 09 de março de 2000, o acervo foi instalado na cidade em comemoração aos 150 anos do município. A iniciativa surgiu com intuito de resgatar a história da cidade e preservar a estrutura da estação.
O coordenador do Mubi, Valter Fernandes Bustos, foi o idealizador do projeto. A paixão pelas "magrelas" começou com o trabalho de conclusão de curso sobre a "História das Bicicletas". Formado em jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), já possuía um grande acervo de bicicletas.
Atualmente, existem apenas oito museus da bicicleta no mundo, sendo 3 nos Estados Unidos, um na Alemanha, Austrália, França, Itália e o Mubi de Joinville.
No acervo do Mubi constam modelos antigos, como a Volcity de 1907, diversas peças, coleções de miniaturas, bicicletas vindas da Europa, Portugal, Alemanha, China, Japão, entre outras localidades. Um dos destaques é a bicicleta que anda nos trilhos, uma criação do próprio Valter Bustos.
O horário de funcionamento do Mubi é de 3ª a 6ª feira das 9h às 12h e das 14h às 17h30. O acervo é aberto ao público e a entrada é franca.
Exposição apresenta bicicletas recicladas
O Museu da Bicicleta (Mubi) promove no próximo sábado (25/07) a exposição "Fragmentos de Acervo" com peças de Israel Nicolau. A mostra será realizada na Parada Ferretti em Barra Velha. A exposição fica aberta durante todo o dia para visitação.
Além de apresentar peças do acervo do artista plástico Israel Nicolau, a exposição terá um das bicicletas do Mubi. Os modelos criados pelo artista paulistano são construídos com materiais recicláveis, coletados de ferros-velhos, sucateiros e doações de amigos.
No domingo (26/07), às 10 horas, será realizado um passeio ciclístico, saída da praça Lauro Loyolla até a Parada Ferretti. Haverá premiações para os participantes, como ciclistas mais idoso e mais jovem, bicicleta mais ornamentada e maior equipe de ciclistas.
Fonte: Assessoría de Imprensa