São Domingos – Na tarde da última terça-feira, dia 24, na Câmara Municipal de Vereadores, às 14h30min, aconteceu o ato de assinatura do convênio que prevê investimentos na infra-estrutura do Parque Estadual das Araucárias, localizado no município de São Domingos. No ato de assinatura estive presente o diretor da Fatma Gilvani Voltolini, o diretor da empresa Brinque Park responsável pela execução das obras Mauro Bramoski, a administradora do Parque Estadual das Araucárias Patrícia Soliani, o presidente do legislativo municipal Olinto Henerich e o gerente de desenvolvimento humano e organizacional do grupo Votorantin Alecsandro Hubie. O vice-prefeito e secretário de obras Jacir Picoli representou o prefeito municipal Alcimar de Oliveira, o Kiko, que está em Brasília.
Os recursos de um milhão de reais são oriundos de uma compensação ambiental da empresa Votorantin Cimentos do Brasil, em virtude da construção de uma fábrica de cimentos e da expansão de minas de exploração na cidade de Vidal Ramos (SC). Os recursos serão aplicados na construção de dois pórticos de entrada, um centro de recepção e apoio aos visitantes, alojamento para pesquisadores e quiosques. “É um anseio muito grande que há tempo era pleiteado pela comunidade de São Domingos”, avaliou o vice-prefeito Jacir Picoli.
O parque Estadual das Araucárias de São Domingos foi criado através do decreto estadual número 293, de 30 de maio de 2003, pelo então governador em exercício Eduardo Pinho Moreira. Com área total de 6.125.211 m² o Parque das Araucárias visa a proteção e preservação de mata nativa com destaque para a espécie araucária. Já a lei estadual número 13.172 de 29 de novembro de 2005 tornou o município de São Domingos a “Capital Catarinense das Araucárias”. O Parque abriga duas espécies em extinção, a araucária angustifólia (araucária) e dicksonia sellowiana (xaxim), sendo a primeira unidade de conservação de araucárias sob a responsabilidade do governo do estado de Santa Catarina.
Fonte : Assessoria de Imprensa