São Miguel do Oeste – Quase 50 anos depois de iniciada a construção da BR-282, os últimos 30 quilômetros, ligando o Extremo-oeste ao litoral catarinense, foram inaugurados nesta segunda-feira (7). O governador Leonel Pavan e o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, descerraram a placa de inauguração do trecho de asfaltamento que liga os municípios de São Miguel do Oeste e Paraíso até a Argentina. “É uma obra que vai ajudar a desenvolver ainda mais o nosso Estado, e vai facilitar a trafegabilidade, o escoamento de produtos e aumentar também o turismo. Há muito tempo o Governo do Estado e a sociedade vem pleiteando esta obra, pois ela liga ponta a ponta o estado de Santa Catarina", afirmou Pavan.
A conclusão da BR-282 faz parte do Corredor Bioceânico, que liga os oceanos Atlântico (litoral de Santa Catarina) e Pacífico (litoral do Chile) por via terrestre. Para a conclusão do Corredor Bioceânico faltam apenas 40 quilômetros na Argentina, dos quais 20 já estão abertos.
A obra da BR-282, um investimento de R$ 84 milhões por parte do governo Federal, contou com o projeto de engenharia do Governo de Santa Catarina.
Autoridades da Argentina também participaram do evento: Ilmo Souza Costa representando o governador da Província de Misiones, e Orlando Wolfart, intendente (prefeito) de San Pedro, cidade que faz divisa com o Brasil. Na ocasião, eles deixaram enfatizaram os esforços que os governos Estadual e Federal de ambos os países estão fazendo para o desenvolvimento regional, inclusive com as obras da Ruta 27, que está em fase de andamento.
Na ocasião, ainda estiveram presentes os senadores Ideli Salvati e Neuto de Conto, os deputados federais Gervásio Silva, Celso Maldaner, Nelson Goetten, Cláudio Vignatti e Valdir Colatto, e os deputados estaduais Reno Caramori, Dirceu Dresch, Pedro Uczai e Pedro Baldissera.
AI/Redação24Horas