Nesta sexta-feira (8), às 14h, o governador do estado de Santa Catarina, Raimundo Colombo e o reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Sebastião Iberes Lopes Melo, estarão em Lages, no Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV) da universidade, para assinar a ordem de serviço no valor de R$ 2,4 milhões para a construção do prédio do curso de Engenharia Ambiental.
A obra, que terá uma área construída de 2,450m², contará com uma estrutura de nove laboratórios, sete salas de aula e mais 17 dependências administrativas, que compreendem salas de reuniões, salas de professores, secretarias, entre outros. A previsão de término da construção é de 12 meses (agosto de 2012) e o novo prédio irá beneficiar estudantes de graduação e pós-graduação da Udesc.
Entre os laboratórios estão os de Saneamento Ambiental, de Geologia e Geotecnia, Geofísica Ambiental, Energias Limpas, Gases e Particulados, Águas e Efluentes, Toxicologia Ambiental, Físico-químico Ambiental e Laboratório de Rotina.
Segundo o coordenador do curso de Engenharia Ambiental, Valter Becegato, todos servirão à graduação e à pós-graduação, além de atender às necessidades da comunidade, como o laboratório de Rotina. “Este, por exemplo, servirá às indústrias, ao Ministério Público e também ao Instituto Geral de Perícias do Estado (IGP), para a análise de qualidade de água e efluentes”, afirma o professor.
O curso de Engenharia Ambiental foi implantando em agosto de 2008 e atualmente possui 260 alunos, entre o primeiro e sétimo período. De acordo com Becegato, a estruturação física do curso beneficiará um dos seus objetivos, que é a criação do mestrado de Engenharia Ambiental, que com o novo prédio em funcionamento, poderá atender mais esta demanda.
“Quando o prédio estiver pronto e a primeira turma de graduação estiver formada em julho de 2013, o projeto do mestrado deverá ser encaminhado para a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), para que, possivelmente, no mesmo ano, já tenha início”, afirmou o coordenador.