Videira – Pelo menos 90% das obras de reforma do Observatório Municipal Astronômico Domingos Forlin já estão concluídas. A informação foi repassada ao prefeito Wilmar Carelli pelo secretário de Planejamento – Arnaldo Posanske, durante uma vistoria na manhã desta quarta-feira (4), juntamente com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Habitação, Evandro Colle.
A remodelação do Observatório Astronômico de Videira está recebendo investimento superior a R$ 200 mil. Os recursos são provenientes da Administração Municipal e do Governo Federal através do Ministério do Turismo. A ampliação aumentará a capacidade em receber visitantes e adequará a acessibilidade de pessoas portadoras de deficiências, além de atender as exigências legais para o possível alargamento da pista do Aeroporto Municipal Ângelo Ponzoni. “Antes havia 40 lugares no salão de palestras, agora esse número vai subir para cerca de 200. Isso representa mais conforto para os visitantes e nossa intenção, a partir de agora é potencializar o uso do Observatório, o que certamente resultará em mais oportunidades de divulgação do potencial turístico de nosso município”, aponta Carelli.
Para fortalecer o processo de divulgação e expansão do turismo em Videira, Carelli vai criar a Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, cuja proposta será encaminhada na próxima semana para a aprovação da Câmara de Vereadores. Com a iniciativa, o prefeito acredita que o setor turístico do município viverá uma nova fase. “Não vamos medir esforços para profissionalizar a questão turística em Videira e com isso, atrair todos as pessoas que até hoje deixaram de vir para cá por falta de estrutura e de organização”, garantiu.
Segundo o diretor do Observatório – Gilmar de Oliveira, nesta semana já foram retomados os trabalhos internos para a manutenção dos equipamentos e reestruturação do mobiliário. O procedimento para visitas, após a reabertura, segundo ele, continuará o mesmo: através de agendamento pelo telefone 3566-7053.
Desde 2003, quando o Observatório Municipal Astronômico Domingos Forlin foi inaugurado, mais de 135 mil pessoas de 40 países e de todo o Brasil visitaram o local. A tecnologia empregada no Observatório através de modernos telescópios de longo alcance e o trabalho realizado em diversos níveis didáticos e pedagógicos tornaram o espaço uma referência nacional no ramo da astronomia.
Foto: Pedro Schaitel
Silvia Palma
ai/UNO