As redes sociais influenciam, e muito, a decisão de compra. Segundo uma pesquisa realizada pela Oh! Panel, encomendado pelo MercadoLivre e realizada na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador e Peru, foi apontado que 58,9% dos entrevistados buscam informações sobre produtos e serviços nas redes sociais antes de efetuar uma compra. No Brasil, o número é de 61,4%, sendo o maior índice entre todos os países que participaram do levantamento.
Para as empresas, as redes sociais representam uma oportunidade de criar vínculo e fidelização com o seu público. Quatro em cada dez entrevistados afirmavam seguir alguma marca nesses canais. Isso porque os consumidores desejam conhecer novos produtos e serviços (78,6%) ou encontrar ofertas (74,7%). Entre os brasileiros, 81% estão atentos a produtos e serviços, e 76,6% em produtos com descontos especiais.
Para falar do peso das redes sociais nas decisões da compra, coloco à disposição Leandro Kenski, CEO da Media Factory, agência especializada em marketing digital de performance. Como explica Leandro, “o ser humano sempre teve o hábito trocar experiências. Por facilitar essa interação, é natural que os usuários procurem as redes sociais para pesquisar”.
Leandro Kenski já ministrou palestras por todo o Brasil, sendo uma fonte especialista para falar das tendências do marketing digital, internet e redes sociais.
UNO