O NAM de Penha oferece 11 especialidades médicas e conta com exames de ultrassom, eletrocardiograma, atendimento fonoaudiológico e pediátrico, e profissionais como psicólogo, nutrólogo e endocrinologista, entre outros.
Penha – O Núcleo de Atenção à Mulher e à Criança (NAM), centro de especialidades médicas da Secretaria de Saúde de Penha, reiniciou suas atividades dia 5 de janeiro no centro da cidade, após atingir uma média de 500 atendimentos por mês em 2014. A informação é de Dalva Lamin, a popular Seda, e da chefe de setor Janaina Andrietti Pinto, que contabilizam 11 profissionais médicos especialistas à disposição do público alvo do NAM, implantado na primeira gestão do prefeito Evandro Eredes dos Navegantes (PSDB).
De acordo com Janaína, o núcleo, localizado na Rua João Veríssimo da Silva, nº 45, centro (ao lado da agência do INSS), hoje conta com exames de ultrassonografia, eletrocardiograma, fonoaudiologia infantil e domiciliar, endocrinologia e pediatria – no caso do pediatra, o serviço é voltado para bebês até um ano de idade ou casos de maior complexidade.
O NAM oferece ainda psicóloga infantil, duas profissionais para enfermagem preventiva, duas enfermeiras obstétricas (para gestações de risco), um nutrólogo, uma médica de Saúde da Mulher, um ginecologista obstétrico e o clínico geral Celso Moya.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Cleiby Darossi, há diferenciais no atendimento do NAM em relação a outras Unidades Básicas de Saúde (UBSs), não apenas pelo fato de o núcleo ser um centro de especialidades público e gratuito, mas por oferecer serviços que em geral são oferecidos por clínicas particulares. O nutrólogo, por exemplo, atende cota de 25 consultas por mês; a procura pela endocrinologia vem crescendo mês a mês – superando cidades grandes como Itajaí, cujos espaços de saúde por vezes têm dificuldade de manter esta especialidade, ou se tem, possuem consultas limitadas.
Janaína cita ainda que o resultado dos eletrocardiogramas, por exemplo, sai em uma semana, e o paciente já pode fazer seu retorno ao médico. A marcação de exames por parte das mães e crianças pode ser feita diretamente no balcão do NAM, sem dias de semana específicos – o setor atende de segunda a sexta-feira, em horário comercial. O fone é o 3345.1641.
QUEDA EM JANEIRO
Mesmo com esse leque de especialidades oferecido, o NAM registra uma leve queda nos atendimentos em janeiro, segundo informa Janaína Andrietti. O fato se deve a muitas mães trabalharem no período da alta temporada, o que reduz a busca pelos atendimentos médicos. O período de férias, em que muitas famílias viajam, também é um dos fatores. A busca pelos serviços do NAM deve começar a subir após o carnaval, segundo avalia a coordenação, e voltar ao seu patamar de normalidade a partir de março.
Especialidades oferecidas no NAM de Penha
■ Ultrassonografia
■ Eletrocardiograma
■ Fonoaudiologia infantil
■ Fonoaudiologia domiciliar
■ Psicologia infantil
■ Enfermagem preventiva
■ Enfermagem obstétrica
■ Endocrinologia
■ Nutrologia
■ Médica de Saúde da Mulher
■ Clínico geral
■ Pediatria para casos de alta complexidade
■ Ginecologia e obstetrícia
Felipe Franco
ai/UNOPress