Joinville – A Secretaria da Educação inaugura nesta quinta-feira (05), às 15 horas, o segundo pólo educativo previsto no Projeto Saber e Acontecer, que teve início no mês de setembro. O novo pólo será na Escola Municipal Eladir Skibinski e vai atender, além de seus alunos, também as crianças das escolas municipais Enfermeira Hilda Anna Krish e Laura Andrade.
Projeto
O projeto "Saber e Acontecer, Educação em Tempo Integral" é uma iniciativa de ofertar para as crianças da rede pública municipal atividades sócio-culturais e desportivas no contraturno às aulas. Neste ano, funcionará como piloto tendo constante acompanhamento e avaliação posterior à implantação. É uma ação articulada entre a Secretaria de Assistência Social, Fundação Cultural e Fundação Municipal de Esportes.
Qual o objetivo?
Oportunizar ao aluno desenvolvimento de habilidades capazes de resgatar a valorização pessoal e o exercício da cidadania com a participação em atividades físicas, artísticas e culturais. Além disso, há um melhor aproveitamento do espaço escolar e comunitário. Nesse sentido, o projeto está estruturado de forma que as atividades se articulem entre si. Para esse primeiro momento – fase de implantação – o conteúdo escolhido foi selecionado tendo em vista sua importância no desenvolvimento cognitivo e cultural dos estudantes.
Quais as opções oferecidas?
As atividades oferecidas na lógica de oficinas são: xadrez, ateliê de arte (arte visual), dança e coral. O trabalho de dança e canto resgata o folclore e a música popular brasileira. As oficinas têm duração de 1h30, sendo possível que cada aluno participe de duas. O xadrez desenvolve a concentração e memorização, raciocínio lógico e tomada de decisões. A arte potencializa a percepção, sensibilidade, reflexão, imaginação e exercita modos de expressão e comunicação. A dança integra e socializa contribuindo para o crescimento do aluno. O canto proporciona conhecimento vocal, melhora dicção, afinação, a voz e desenvolve habilidades respiratórias.
Como será a seleção dos alunos?
As inscrições serão abertas para todas as crianças interessadas. Cada aluno deve procurar o serviço de orientação da escola para se inscrever. A partir do interesse da criança e da família é realizado o cadastro e firmado o compromisso para permanência dele no projeto.
Fonte: Assessoria de imprensa