Novas ações para a educação catarinense

Florianópolis – No encerramento do encontro Educação: Construindo Qualidade, nesta quarta-feira (10), o secretário Paulo Bauer fez uma série de anúncios aos cerca de 1.800 gestores educacionais presentes no Cento de Eventos Cau Hansen, em Joinville. Os educadores, que têm a função de diminuir a distância entre a Secretaria da Educação e os professores levarão, também, a todas as regiões do Estado, além do aprimoramento pedagógico, as informações sobre as principais ações previstas para o segundo semestre de 2009 e início do próximo ano letivo.

Dentre os anúncios do secretário, está a publicação do edital, referente aos serviços de limpeza das escolas da rede estadual. A partir da concretização desta ação, as Associações de Pais e Professores (APPs) não serão mais responsáveis pelo pagamento destes profissionais. Segundo Paulo Bauer, até onde for possível, os contratos dos atuais funcionários serão mantidos.  

Quanto à terceirização da merenda escolar, graças à decisão judicial proferida esta semana, a Comissão de Licitação poderá adjudicar as empresas participantes do certame, que iniciará no 2º Semestre deste ano. O processo de licitação será implantado gradativamente a partir de 2009 e concluído em 2011. Para isso, o Estado foi dividido em quatro regiões, de responsabilidade das quatro empresas classificadas na licitação. A ideia é alcançarmos 25% do total de unidades escolares, ainda em 2009”, assegura o secretário.

Além dessas medidas, Bauer anuncia, ainda, a homologação da compra de 2.500 kits com 92 mapas geográficos, botânicos, anatômicos, zoológicos, ecológicos e históricos, totalizando dois milhões e setenta mil mapas, acompanhado de um CD multimídia. O material, que está previsto para ser entregue até o final do ano, é mais um recurso pedagógico à disposição dos professores e segundo o secretário, desde 1991, as unidades escolares não recebem mapas atualizados.

Outra novidade anunciada no encontro é que no próximo ano letivo as escolas poderão contratar professores para ministrar aulas de dança, música, teatro e esportes (natação). No segundo semestre, a Diretoria de Educação Básica definirá os critérios para a contratação. Mas em princípio, a medida será implantada nas escolas de tempo integral. A ideia é que algumas unidades se tornem Centros de atividades de forma que num mesmo município possa ter uma escola oferecendo dança e outra música, possibilitando aos estudantes diversas opções, afirma Bauer.         

Além dessas ações, a Secretaria da Educação está adquirindo, para serem entregues em 2010, equipamentos tecnológicos para mais 300 escolas; outras 300 unidades receberão data show; outras 300, TVs LCD; e mais 300, receberão  equipamentos de sonorização. Tudo isso dentro do projeto de melhoria da estrutura tecnológica da escola pública.

Para encerrar, a Secretaria está comprando equipamentos de informática para as secretarias, e também está ultimando a elaboração das leis para a criação das Fundações de Ensino (CEDUPS) e normas de orçamento para pequenos reparos, feitos sob a responsabilidade dos diretores de escolas.   
 
Fonte:Secretaria de Estado da Educação

UNOPress
UNOPress
A UNOPress é uma Agência de Marketing Digital especializada em Assessoria de Imprensa e Marketing de Conteúdo. Produz conteúdo para diversas empresas que buscam Page Authority e Domain Authority.

Deixe um comentário

Por digite seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui

Compartilhar:

Receba Notícias

Posts Relacionados

Mais Recentes