terça-feira, julho 15, 2025

Nova proposta curricular da Educação Infantil Municipal de Videira

Videira – Com o objetivo de melhorar a qualidade da educação em Videira, a Secretaria Municipal de Educação trabalha na confecção de uma nova proposta curricular da Educação Infantil. Durante toda a quarta-feira (18), representantes dos Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis) e a equipe da Educação Infantil da Secretaria de Educação estiveram reunidos para debater sobre as diretrizes que nortearão o novo currículo.  

De acordo com a secretária da pasta – Roberta Martinez, desde o ano passado, vários encontros foram realizados para debater o tema, em parceria com a Associação dos Municípios do Alto Vale do Rio do Peixe (Amarp). “Todos os municípios que compõe a Amarp optaram por rever a sua proposta curricular da Educação Infantil, pois atualmente seguimos a proposta nacional, porém, entendemos que cada município tem as suas singularidades e isso deve ser privilegiado no currículo”, explicou. Ela disse ainda que a Amarp prestou assessoramento com orientação da professora Claudia Maria da Cruz que é assistente em Política Pública da Educação e Consultora do Ministério da Educação para assuntos de Educação Infantil.   

O novo currículo influenciará diretamente o processo de ensino-aprendizagem das crianças, uma vez que ele orientará todas as ações que envolvem a educação infantil. “Se, por um acaso houver mudança de professores, orientadores ou até mesmo de governo, o currículo continuará sendo seguido, e dessa forma, não implicará em prejuízo na vida escolar das crianças”, pontou coordenadora geral dos Cemeis – Valdenice Schneider. Durante todo o processo de construção das diretrizes, buscou-se a participação das pessoas envolvidas com a educação infantil no município. Nesse sentido, as representantes dos Cemeis atuaram como multiplicadoras da informação, ou seja, elas participavam dos encontros, levavam o conteúdo para ser discutido com os colegas, trazendo para a realidade local, e, se fosse preciso, retornavam com as alterações necessárias. Durante todo o processo, foram priorizadas as diretrizes e ações com reais condições de serem aplicadas.

A Secretaria Municipal de Educação espera que a nova proposta curricular da Educação Infantil seja implantada ainda esse ano, contudo, assim como qualquer outro documento oficial, terá que passar por todos os trâmites legais, incluindo a aprovação da Câmara de Vereadores. “Futuramente, também em parceria com a Amarp, nós queremos fazer a proposta curricular do ensino fundamental e da educação especial”, ressaltou Roberta. Já para o prefeito de Videira – Wilmar Carelli, esse é um momento primordial para a Educação Infantil de Videira. “Profissionais qualificados estão analisando e refletindo a situação exclusiva das crianças, buscando o desenvolvimento infantil e o aprimoramento das práticas pedagógicas”.

Foto © Pedro Schaitel
Silvia Palma
UNOPressPress

UNOPress
UNOPress
A UNOPress é uma Agência de Marketing Digital especializada em Assessoria de Imprensa e Marketing de Conteúdo. Produz conteúdo para diversas empresas que buscam Page Authority e Domain Authority.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar

Mais lidas

Mais desta Categoria

Alegria para Tereceira Idade e Clubes de Mães em Arroio do Silva

Balneário Arroio do Silva viveu momentos de muita alegria...

Sushi com Carne Bovina é Destaque em Restaurante de Itapema

O Alma Gastro e Bar, localizado no Sofistic Hotel...

Café da Manhã nas Alturas: Experiência Única em Balneário Camboriú

Comece seu dia com uma experiência inesquecível em Balneário Camboriú! Desfrute de um delicioso café da manhã com vista panorâmica da cidade na FG Big Wheel. Reserve já seu lugar!

Inovação Gerenciada com IA: O Futuro da Liderança nos Negócios

A inovação não deve ser um acaso, mas um...