Museu do Vinho de Videira é eleito representante dos museus municipais de Santa Catarina

Total
0
Shares

Videira – Articular, discutir e elaborar diretrizes para a Política Estadual de Museus. Essa foi a intenção do 2º Fórum Estadual de Museus, que aconteceu de 14 a 16 de junho na cidade de Joinville. Participaram do evento cerca de 200 pessoas, representantes de 48 municípios catarinenses. Durante o Fórum foi realizada a eleição do novo Comitê Gestor do Sistema Estadual de Museus de Santa Catarina e o Museu do Vinho Mário de Pellegrin,  mantido pela Prefeitura de Videira e a Sociedade Amigos do Museu do Vinho, foi eleito para representar todos os museus municipais do estado.

Segundo a coordenadora do Museu – Caroline Martello, este comitê tem por responsabilidade: propor diretrizes e ações para a área de museológica; acompanhar o desenvolvimento do setor museológico brasileiro, instituir grupos temáticos regionais e convocar e regulamentar o Fórum Estadual de Museus.

Além do Museu do Vinho Mário de Pellegrin de Videira, compõem o novo Comitê: Coordenador do SEM/SC (Florianópolis), Núcleo de Estudos Museológicos de Santa Catarina (NEMU – Florianópolis), Centro de Memória do Oeste (CEOM – Chapecó), Museu de Arte de Santa Catarina (Florianópolis), Conselho Regional de Museologia (COREM – Orleans), Centro Universitário Barriga Verde (UNIBAVE – Orleans), Ecomuseu Dr. Agobar (Blumenau), Museu Universitário do Extremo Sul Catarinense (Criciúma) e o Museu Victor Meirelles (Florianópolis).

Santa Catarina é o 5º estado com mais instituições museológicas no Brasil, possui 119 museus cadastros no Sistema Nacional de Museus, sendo que a grande parte destes se localizam na região Oeste do Estado. Esta é a primeira vez que região Oeste terá representatividade no Sistema Estadual de Museus e desta vez com duas instituições: Videira para museus municipais e Chapecó para museus privados e mistos, até então as atenções para este setor estavam voltadas para região norte, sul e litoral.

Silvia Angélica Palma
AI/Redação24Horas

Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *