segunda-feira, março 24, 2025

Modernização no sistema de bilhetagem do transporte coletivo

Joinville – A Prefeitura de Joinville e as empresas do transporte coletivo, Transtusa e Gidion (por meio da operadora Passebus), estão finalizando a implantação do novo sistema de bilhetagem na cidade. Com a nova tecnologia – que está rodando nos ônibus desde março deste ano – o Cartão Cidadão dá lugar ao Cartão Ideal, e os bilhetes de papel são substituídos gradativamente por passes retornáveis, que não molham e são mais sustentáveis, evitando o descarte anual de 14,5 toneladas de papel (que representa a preservação de
132 árvores por ano).

O Cartão Ideal, gratuito, substitui o Cartão Cidadão e é indicado para quem anda de ônibus com frequência. É personalizado, garante integração temporal para passageiros que viajam em um mesmo sentido e proporciona devolução de créditos em caso de extravio. Nas empresas, permite o gerenciamento pela internet para a compra de créditos, consulta de saldo e rastreamento de uso. A tecnologia, com chip, possibilita o acesso a outras funções corporativas, gerenciamento de convênios e benefícios, crachá, acesso e registro de ponto.

Mais de 60 mil pessoas já fizeram seu cadastro para o cartão Ideal. Para receber o novo cartão, basta que o usuário do transporte coletivo preencha a ficha com dados cadastrais que está disponível em todos os Terminais e Estações da Cidadania, e também na Passebus, e indique o local de preferência (terminal, estação ou Passebus) para a retirada do mesmo.

O cartão ficará pronto em três dias úteis e poderá ser retirado no local determinado pelo cliente mediante apresentação do canhoto da ficha cadastral ou da identidade. As pessoas que são usuárias do vale-transporte pago pelo empregador não precisarão preencher o cadastro para o Cartão Ideal. Neste caso, as empresas são as responsáveis por providenciarem a troca do cartão. A recarga do Cartão Ideal pode ser feita nos terminais,
na Passebus e à bordo (esta última alternativa, exclusiva para quem utiliza Vale Transporte).

O Passe Retornável que substitui os bilhetes descartáveis é recomendado para clientes eventuais do transporte coletivo. Também é de plástico rígido e mais resistente. Serão ofertados cartões com 1, 2 ou 10 créditos. O recolhimento é automático pelo equipamento validador na última passagem. Os 600 pontos de venda que comercializavam bilhetes, nos diversos bairros da cidade, permanecem como pontos de venda dos Passes Retornáveis.

Além de promover a utilização sustentável do meio que armazena a passagem, o Passe Retornável é mais prático. Funcionará por aproximação no validador, inclusive dentro da carteira, gerando mais agilidade no embarque e segurança para o cliente de ônibus. As passagens também são armazenadas em um chip com total segurança dos dados. Assim que acabarem os atuais estoques de bilhetes, a Passebus disponibilizará apenas Passes
Retornáveis nos postos de vendas.

O Sistema de Bilhetagem  também conta com cartões diferenciados para os usuários com direito a gratuidades, como "Estudante", "Professor", "Idoso" ou "Especial". Os portadores destes cartões estão se recadastrando diretamente na Passebus, como parte do procedimento normal que ocorre todos os anos, ocasião em que recebem o novo cartão de identificação.

Para a gestão do transporte coletivo de Joinville, a nova bilhetagem trás uma tecnologia mais avançada, que gera informações mais precisas para o controle e planejamento do sistema de transporte e conta com um computador de bordo instalado nos coletivos que agiliza as operações do motorista.

Em  breve a bilhetagem trará mais novidades. Será ampliado o número de postos de recarga para o Cartão Ideal e, com a parceria de uma empresa de administração de convênios e benefícios, será implantada a Rede Ideal, com descontos exclusivos para os usuários de ônibus que optam por este Cartão.

Quaisquer dúvidas e informações adicionais sobre a nova bilhetagem podem ser obtidas na Passebus, rua 15 de Novembro, 70, centro, Joinville, pelo telefone 0800-47-5001 ou e-mail sac@passebus.com.br. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h30.

Para divulgar as mudanças na bilhetagem, a Passebus mantém monitoras nos terminais e investe em materiais de orientação, como adesivos nos ônibus e guias de bolso para os usuários.

Fonte: Assessoría de Imprensa

 

UNOPress
UNOPress
A UNOPress é uma Agência de Marketing Digital especializada em Assessoria de Imprensa e Marketing de Conteúdo. Produz conteúdo para diversas empresas que buscam Page Authority e Domain Authority.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar

Mais lidas

Mais desta Categoria

Alegria para Tereceira Idade e Clubes de Mães em Arroio do Silva

Balneário Arroio do Silva viveu momentos de muita alegria...

Sushi com Carne Bovina é Destaque em Restaurante de Itapema

O Alma Gastro e Bar, localizado no Sofistic Hotel...

Café da Manhã nas Alturas: Experiência Única em Balneário Camboriú

Comece seu dia com uma experiência inesquecível em Balneário Camboriú! Desfrute de um delicioso café da manhã com vista panorâmica da cidade na FG Big Wheel. Reserve já seu lugar!

Inovação Gerenciada com IA: O Futuro da Liderança nos Negócios

A inovação não deve ser um acaso, mas um...