quarta-feira, janeiro 22, 2025

Moções em favor do diploma de jornalista

Florianópolis – O deputado José Paulo Serafim (PT) protocolou na Assembleia Legislativa de Santa Catarina duas moções em relação ao julgamento do STF que suspendeu a obrigatoriedade do diploma de jornalismo para o exercício da profissão. Após votação no plenário da Alesc, que deve ocorrer nas sessões da próxima semana, uma moção será enviada ao Supremo Tribunal Federal repudiando a decisão, em nome do Poder Legislativo catarinense, e outra será encaminhada ao Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina, em solidariedade à classe dos jornalistas e reafirmando a luta para encontrar alternativas que revertam essa situação.

“Não é possível aceitar essa desqualificação da atividade jornalística. Percebo claramente a necessidade da qualificação técnica para exercer a profissão como forma de colocar o jornalista em um compromisso maior com a verdade e a ética”, afirma Serafim.

O deputado também esclareceu que defende a formação acadêmica para os jornalistas em favor das classes sociais. “As técnicas aprendidas na faculdade vêm ao encontro de uma comunicação usando palavras simples, ensinando os jornalistas a esmiuçarem bem o tema para o esclarecimento da população, independente da sua classe social. Isso é garantir a inclusão social, dando a oportunidade para as pessoas de baixa escolaridade terem acesso à informação” aponta Serafim.

As moções estão baseadas no conceito de que “entender que a profissão de jornalista não requer qualificações profissionais específicas, indispensáveis à proteção da coletividade, já que não se trata de profissional que pode vir a colocar em risco a vida de pessoas, é esquecer que talvez mais do que qualquer profissional a atividade jornalística requer ética, técnica e responsabilidade, circunstâncias lecionadas e aprimoradas com a formação universitária do jornalista, que inclui lições sobre engajamento social, realidade contemporânea, escolhas éticas e morais, domínio da técnica e da linguagem especializada para tornar a informação cada vez mais responsável e acessível a todas as classes econômicas, incluindo as pessoas com baixa escolaridade”

Fonte:ALESC

 

UNOPress
UNOPress
A UNOPress é uma Agência de Marketing Digital especializada em Assessoria de Imprensa e Marketing de Conteúdo. Produz conteúdo para diversas empresas que buscam Page Authority e Domain Authority.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar

Mais lidas

Mais desta Categoria

Seleção Brasileira: Problema dos Jogadores ou do Técnico?

A Seleção Brasileira de futebol enfrenta uma de suas...

Liderança Transformadora: Os 10 Melhores Prefeitos do Mundo

Pesquisa sobre os 10 melhores prefeitos do mundo destaca líderes que vão além das expectativas de seus cargo transformando suas cidades

Homem Casado e Sucesso Financeiro: Qual é a Relação?

A ideia de que homem casado têm mais sucesso...

O Que Darwin e Freud Diriam Sobre Amor e Paixão Hoje?

O amor e a paixão são temas que intrigam...