Joinville – Especialistas do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) estão em Joinville nesta semana para visitas de inspeção das obras em andamento e das ações planejadas no Viva Cidade (Projeto de Revitalização Ambiental e Qualificação Urbana em áreas das Bacias Elementares dos Rios Cachoeira, Cubatão e Piraí), que conta com financiamento da instituição internacional.
Nesta quinta-feira (7/7), os técnicos do banco se reuniram com o prefeito Carlito Merss e secretários. Tanto Prefeitura quanto BID mostraram interesse em dar continuidade ao projeto criando o Viva Cidade II, com foco na drenagem. “Joinville pode ser um município de ponta nessa área”, disse a chefe da missão e especialista em saneamento do BID, Irene Guimarães Altafin.
Irene e a especialista financeira Mônica Merlo visitaram durante a semana as obras em andamento de controle de inundações em ruas dos bairros América e Glória, localizadas na sub-bacia hidrográfica do Rio Morro Alto, afluente do Rio Cachoeira. Também viram a conclusão das obras de microdrenagem e pavimentação no bairro Morro do Meio. “Eu sempre falo que Joinville é meu melhor projeto. A capacidade de Joinville executar é melhor do que muitas cidades maiores. É impressionante a qualidade do produto que vemos aqui, as obras estão indo muito bem, estamos muito satisfeitos”, disse Irene. Durante reunião no Colegiado, nesta quinta, as especialistas do banco conheceram o gerenciamento de bases de dados espaciais na gestão municipal. “É de muita utilidade para Joinville com as facilidades e agilidade de informações. Mais uma vez o município desponta”, disse Irene.
Com recursos do BID, foram contratados serviços de restituição aerofotogramétrico, ortofotos e cobertura laser para os perímetros urbano e rural, software de geoprocessamento e capacitação de servidores. Elas ficaram sabendo que Joinville é pioneira no Brasil no mapeamento em toda a extensão territorial. É também a primeira instituição pública a receber a Ordem do Mérito Cartográfico. Além de outros produtos, foi com dados como geração de curvas de nível com equidistância de 20 cm que o município realizou o Plano Diretor de Drenagem Urbana (PDDU) do Rio Cachoeira, outra ação do Viva Cidade.
As especialistas do BID também participaram, na quinta-feira de manhã, do Prêmio Embraco de Ecologia. A organização do evento está utilizando a cartilha do Viva Cidade para divulgar o saneamento e as questões ambientais em Joinville. Os participantes do evento estão utilizando a cartilha (que mostra o que o município vem fazendo na área) para a dinâmica de palestras e debates.