terça-feira, janeiro 14, 2025

Missa e Procissão de Corpus Christi na programação dos 150 anos de Itajaí

Itajaí – Dentre todas as atividades que integram o calendário oficial de comemorações pelos 150 anos de emancipação político-administrativa de Itajaí durante o mês de junho, neste feriado de amanhã, quinta-feira (02), as atenções se voltam para a Missa e Procissão de Corpus Christi. O evento religioso vai reunir representantes de todas as 12 paróquias da Comarca Católica itajaiense, que inclui, ainda, as cidades de Balneário Camboriú e Camboriú. Segundo a organização, cerca de cinco mil pessoas são esperadas para o ato, que vai ser presidido pelo Arcebispo Metropolitano de Florianópolis, Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger.

A programação inicia às 09 horas com a Missa Solene de Corpus Christi, no Centreventos Itajaí. Logo a seguir, ocorre, então, a procissão, que vai ter o seguinte percurso, sempre pela contramão de direção habitual dos veículos: saída do Centreventos pela Avenida Ministro Victor Konder até o Centro de Cultura Popular (o Mercado Velho), virada à esquerda para seguir pela Rua Olímpio Miranda Júnior até o primeiro semáforo. Ali, nova virada à direita para continuar pela Rua Lauro Muller até a Praça Vidal Ramos. No local, a virada é para a esquerda na Rua Hercílio Luz, onde o cortejo segue, atravessa a Avenida Marcos Konder até a chegada na Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento. No local, ocorre o encerramento oficial da programação.

Origem

A expressão Corpus Christi tem origem latina e significa “Corpo de Cristo”, explica o chefe de gabinete e historiador Edison d’Ávila. Ele conta que Corpus Christi, também denominada de Santíssimo Sacramento, é uma festa litúrgica da Igreja Católica que homenageia a presença do Corpo de Cristo na hóstia sagrada. Em Itajaí, a primeira capela criada em 1824 teve como padroeiro o Santíssimo Sacramento, que posteriormente veio a se tornar o padroeiro do município.

Já a Festa de Corpus Christi, que compõe missa e procissão, de acordo com o historiador, é uma tradição do século XIII, com a característica de enfeitar o trajeto por onde passa o ostensório com a hóstia sagrada, com tapetes elaborados com diferentes espécies de materiais, dependendo da cultura local (tecidos, flores, ramos de árvores, entre outros).

Em Itajaí, a tradição da procissão de Corpus Christi iniciou no final do século XIX, com o uso de flores e folhas de árvore para a confecção dos tapetes. Mais tarde, por volta do final da década de 1940 e início dos anos 50, com o advento do ciclo da madeira no município e a consequente instalação de várias serrarias, começou a tradição que segue até os dias atuais, de utilizar o pó de serra resultante do beneficiamento da madeira, para ornamentar o trajeto da procissão.

Edison d’Ávila cita que, graças à criatividade de artistas e artesãos, os tapetes se tornam verdadeiras obras de arte, que utilizam ainda materiais como o pó de café, areia, tampas de refrigerante, entre tantos outros itens. Os tapetes normalmente evocam temas religiosos e incentivam as pessoas a viver em clima de paz, harmonia e amor.

Trânsito modificado

A Codetran informa que algumas modificações vão ocorrer na região central da cidade durante os preparativos e o desenvolvimento da procissão de Corpus Christi. Para permitir a elaboração dos tapetes, a partir das 04 horas da madrugada do dia 03, vão estar fechados para o tráfego de veículos o trecho compreendido entre as Avenidas Joca Brandão e Ministro Victor Konder, e todo o percurso da procissão: Avenida Ministro Victor Konder (a partir do Centreventos até o final), Ruas Olímpio Miranda Júnior (até o cruzamento com a Lauro Muller), Lauro Muller (até a Praça Vidal Ramos) e Hercílio Luz.

Com a interdição, o trânsito da Avenida Ministro Victor Konder vai ser desviado para a Rua Laguna. E o tráfego das ruas Almirante Tamandaré e Joinville mais a Avenida Joca Brandão passam a ser feitos pela Rua Lauro Muller.

Quanto aos cruzamentos do percurso da procissão, todos vão permanecer abertos (Marcos Konder, Sete de Setembro, Felipe Schmidt e Manoel Vieira Garção). Eles só vão ser interditados no momento em que a procissão passar pelo local. O único cruzamento a ser fechado será o da Olímpio Miranda Júnior e XV de Novembro, para impedir que os veículos passem por onde estarão os tapetes.

Em todos os cruzamentos e ao longo do trajeto da procissão, agentes da Codetran vão fazer o ordenamento do trânsito e orientar os motoristas que estiverem circulando pela região.

AI/Redação 24 Horas

UNOPress
UNOPress
A UNOPress é uma Agência de Marketing Digital especializada em Assessoria de Imprensa e Marketing de Conteúdo. Produz conteúdo para diversas empresas que buscam Page Authority e Domain Authority.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar

Mais lidas

Mais desta Categoria

Alegria para Tereceira Idade e Clubes de Mães em Arroio do Silva

Balneário Arroio do Silva viveu momentos de muita alegria...

Sushi com Carne Bovina é Destaque em Restaurante de Itapema

O Alma Gastro e Bar, localizado no Sofistic Hotel...

Café da Manhã nas Alturas: Experiência Única em Balneário Camboriú

Comece seu dia com uma experiência inesquecível em Balneário Camboriú! Desfrute de um delicioso café da manhã com vista panorâmica da cidade na FG Big Wheel. Reserve já seu lugar!

Inovação Gerenciada com IA: O Futuro da Liderança nos Negócios

A inovação não deve ser um acaso, mas um...