Ministro Edson Santos palestra sobre igualdade racial em Joinville

Joinville – O Ministro da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Edson Santos, palestrou na tarde desta sexta-feira (27), na Univille, sobre o Estatuto da Igualdade Racial e Políticas Públicas de Igualdade Racial. O evento ficou lotado de professores e representantes de movimentos sociais. O secretário de Educação, Marquinhos Fernandes, e o presidente da Fundação Cultural, Silvestre Ferreira, representaram o prefeito Carlito Merss. A palestra também contou com a presença do presidente da Câmara de Vereadores de Joinville, Sandro Daumiro da Silva e do professor Raul Landmann, pró-reitor de Administração da Univille.

A Semana da Consciência Negra é um evento inédito. Pela primeira vez uma semana inteira foi dedicada a homenagens e manifestações da cultura afro-brasileira, herança fundamental na formação da sociedade brasileira. A semana que trouxe o tema "Direito à diferença e a Igualdade de Direitos" encerrou o ciclo de mesas redondas e debates, justamente com a presença do Ministro da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Edson Santos.

Antes da palestra do Ministro, o secretário Marquinhos Fernandes destacou que a Secretaria de Educação é parceria de todas e quaisquer ações de igualdade racial que sejam promovidas em Joinville. Ele agradeceu em especial o apoio das coordenadoras, Raquel de Queiroz e Vanessa da Rosa, representantes do Comitê Gestor da Promoção da Igualdade Racial, em Joinville, e organizadoras das atividades desenvolvidas durante a Semana da Consciência Negra. O presidente da Câmara exaltou a iniciativa do prefeito de discutir políticas públicas de igualdade racial logo no primeiro ano do seu mandato.

Em sua palestra, o ministro destacou a importância de discutir o tema da igualdade racial principalmente para os professores e gestores educacionais. "A escola é o nascedouro da cidadania", frisou. Ele relembrou que o Brasil é o segundo país do mundo em população negra e que foi o último da América Latina a abolir a escravidão. Edson Santos explicou algumas ações que estão sendo realizadas e provocou os professores para que eles sejam multiplicadores e descentralizadores destas políticas de promoção da igualdade racial em suas escolas. Na opinião do ministro, Joinville trilha o caminho certo na busca da Promoção da Igualdade Racial e citou como exemplo a assinatura do Termo de Adesão do Município ao Fórum Intergovernamental de Promoção da Igualdade Racial (FIPIR) que aconteceu nesta sexta-feira (27), pela manhã, na Prefeitura.

Fonte: Assessoria de imprensa

Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *