São Paulo – Cerca de 6 mil trabalhadores de 20 empresas, representados pelo Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes, entrarão em greve na próxima segunda-feira (19). Segundo o presidente do sindicato, Miguel Torres, a decisão foi tomada em assembleia no início da noite de hoje (16).
Torres explicou que a partir de agora as negociações acontecerão dentro de cada empresa. Os metalúrgicos voltarão ao trabalho.conforme forem sendo feitos os acordos. Desse modo, o sindicalista acredita que em algumas empresas a paralisação poderá durar apenas um dia ou mesmo nem ocorrer. “Tem empresas que já estão ligando querendo negociar”, afirmou.
Na opinião de Torres, “os patrões estão insensíveis”. Em sua avaliação, os lucros obtidos ao longo do ano permitem a concessão de reajuste para os trabalhadores. Os metalúrgicos rejeitaram a proposta das empresas de reposição da inflação sem aumento real, o que significaria cerca de 4% de aumento.
Os trabalhadores reivindicam reajuste salarial de 10% e redução da jornada de 44 para 40 horas semanais. Além disso, os metalúrgicos querem renovação das cláusulas sociais, que preveem benefícios como a estabilidade para os portadores de doenças profissionais, aumento percentual do adicional noturno e outras conquistas da categoria.
Daniel Mello/ABr