Médico mexicano atende em Jaraguá do Sul

Jaraguá do Sul – A Secretaria da Saúde de Jaraguá do Sul informou na manhã desta quarta-feira (9) que o Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina (CRM-SC) liberou na tarde de terça-feira (8) o registro do médico mexicano Héctor Romero, do Programa Mais Médicos. Um carimbo com seu nome e o número CRM está sendo confeccionado hoje. Nesta quinta-feira (10), Romero começa a atender os pacientes como médico 40 horas da Estratégia Saúde da Família (ESF) do Posto de Saúde Dr. Álvaro Batalha, no bairro Vila Lalau.

Héctor Léon Romero é da cidade de Puebla, estado de Puebla, no México. Formou-se em Medicina em 2007 pela Benemérita Universidad Autónoma de Puebla (Buap) e especializou-se em psiquiatria de 2008 a 2012 pela Universidad Nacional Autónoma de México (Unam). Neste ano finalizou o Curso de Formação On Line de Pesquisadores em Álcool e Outras Drogas Psicoativas, da USP, Ribeirão Preto – SP. Não tem experiência em clinicar, pois terminou a formação há pouco. “Atuei como médico psiquiatra no México, em uma unidade toxicológica, apenas dois meses. Logo já fui chamado pelo Programa Mais Médicos”, explica.

A outra médica do Programa Mais Médicos inscrita para Jaraguá, Marzhan Zhalnakhanbetova, do Uzbequistão (país da extinta União Soviética), deve chegar ao Brasil, em Brasília, no dia 15 de outubro, conforme informações da Secretaria Estadual de Saúde. Em Brasília será necessário passar por um curso de adaptação, depois em Florianópolis, para então chegar ao município de atuação, assim como aconteceu com Romero.

Clarissa Hammes Borba de Oliveira
ai/UNO

Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *