Videira – Videira encerrou na última segunda-feira (14), a Campanha de Vacinação contra a Gripe A. De acordo com o cronograma proposto pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria de Estado, a vacinação deveria ser encerrada no sábado (12), no entanto, um levantamento feito pela Secretaria de Saúde de Videira, apontou que mais de mil doses ainda estavam à disposição.
Diante dos dados, o secretário de Saúde – Sandro Caregnato se reuniu com o prefeito Wilmar Carelli, o vice-prefeito – Jorge Antonio Lopes Oliveira e o diretor de Saúde – Lauri Pigozzo e em uma ação conjunta decidiram estender o benefício para um novo grupo: crianças de 5 a 12 anos. “Desde o início da Campanha registrávamos a procura por parte do grupo de crianças de 5 a 12 anos, que não estava contemplado pelo Ministério da Saúde. Como sabemos da preocupação das famílias, com relação as crianças que não tinham sido contempladas no protocolo inicial e, por freqüentarem a aula e outros ambientes de aglomeração de pessoas, optamos por liberar as doses”, explica Caregnato.
Para atender o novo grupo selecionado pela Secretaria de Saúde, foram aplicadas apenas na segunda-feira, 1.420 doses, totalizando 24.211 doses distribuídas para os videirenses, durante a Campanha. “Discutimos com nossos profissionais a possibilidade de abrir a vacinação para um novo grupo e com o apoio e comprometimento das pessoas que trabalham na área da Saúde, durante toda a segunda-feira fizemos um mutirão no PAM e nos postos de saúde do Amarante e do De carli, beneficiando um grande número de pessoas”, diz o secretário ressaltando que caso não houvesse a mobilização, todas essas doses teriam que ser devolvidas à Secretaria de Estado.
Silvia Angélica Palma
AI/Redação24Horas