terça-feira, janeiro 14, 2025

Alunos da Rede Municipal de Videira alcançam excelente desempenho na Provinha Brasil

Videira – Depois de um período para análise dos resultados das avaliações da Provinha Brasil, a Secretaria Municipal de Educação de Videira divulgou nesta semana a média dos alunos matriculados no segundo ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino. Cerca de 350 alunos participaram da avaliação que aconteceu no mês de maio. A coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação – Mara Sechi Mezaroba, responsável pela coordenação da Prova explica que os alunos foram avaliados em níveis que variam de 1 a 5, apontando quem está em estágio inicial em relação a aprendizagem da escrita e quem já demonstra ter alcançado o domínio do sistema de escrita e a compreensão do princípio alfabético.

De acordo com os dados tabulados pela Empresa Meritt Informação Educacional, dos 345 alunos avaliados em Videira, 65% (222 alunos) estão nos níveis 5 e 4 de alfabetização, ou seja: demonstraram no início do ano, o conhecimento esperado apenas para o final do segundo ano do ciclo de alfabetização. Outros 82 alunos (24%), estão no nível 3 e,  29 alunos (8%), estão no nível 2. No nível 1, que abrange os alunos que estão no estágio muito inicial em relação à aprendizagem da escrita, foram contabilizados 12 alunos (3%) da rede. Esses alunos estão distribuídos heterogeneamente. “Estamos muito satisfeitos com o resultado, porque quando fizeram as provas, as crianças estavam há apenas 3 meses freqüentando o segundo ano, ou seja, ainda estavam no início do processo de alfabetização, mesmo assim, a grande maioria já estava lendo, interpretando textos e dominando a escrita”, aponta Mara, ressaltando o empenho e capacidade dos professores para a conquista desse resultado.

Segundo o secretário municipal de Educação – Roberto Maraschin Primo a Provinha Brasil foi instituída pelo MEC para avaliar crianças em leitura e escrita, habilidades e competências que devem ser adquiridas na alfabetização. A avaliação possibilita a realização de um diagnóstico do nível de alfabetização dos alunos tanto em grupos como individualmente. Com os resultados é possível estabelecer metas, planejar, propor e executar ações em sala de aula, modificar estratégias e procedimentos de ensino que não se mostraram adequados. “Esse relatório nos dá argumentos para avançarmos em pontos que não se mostraram satisfatórios, refletindo diretamente na qualidade de ensino dos videirenses”, aponta o secretário.

Toda a aplicação, correção, análise e utilização dos resultados da avaliação foi realizada por professores e a equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação. Em novembro, a avaliação volta a acontecer. “Com esse resultado, comprovamos a eficácia do ensino público realizado em Videira, resultado do trabalho conjunto realizado pelos professores municipais que tem passado por constantes capacitações e aplicado o aprendizado em conteúdos trabalhados nas salas de aula”, conclui Maraschin.

Silvia Palma
AI/Redação24Horas

UNOPress
UNOPress
A UNOPress é uma Agência de Marketing Digital especializada em Assessoria de Imprensa e Marketing de Conteúdo. Produz conteúdo para diversas empresas que buscam Page Authority e Domain Authority.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar

Mais lidas

Mais desta Categoria

Seleção Brasileira: Problema dos Jogadores ou do Técnico?

A Seleção Brasileira de futebol enfrenta uma de suas...

Liderança Transformadora: Os 10 Melhores Prefeitos do Mundo

Pesquisa sobre os 10 melhores prefeitos do mundo destaca líderes que vão além das expectativas de seus cargo transformando suas cidades

Homem Casado e Sucesso Financeiro: Qual é a Relação?

A ideia de que homem casado têm mais sucesso...

O Que Darwin e Freud Diriam Sobre Amor e Paixão Hoje?

O amor e a paixão são temas que intrigam...