Na noite de segunda-feira, dia 27 de junho, aconteceu no Centro de Excelência Evaristo Stoeberl o lançamento do livro “As diferentes formas de expressão”.
Estiveram presentes no evento o prefeito Osni José Schroeder, a secretária de Educação, Fátima Alexandroni Masutti, o diretor presidente da Fundação Municipal de Cultura, Abel Hacke, o secretário de Finanças, Onorino Roel, o coordenador e supervisor da editora Positivo, Alisson Rosa e Edinei Linhares, pais, professores, diretores e os mais novos escritores do município.
O projeto “As diferentes formas de Expressão” nasceu da participação e da mobilização de professores e alunos na Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, de 2008, que adotou como tema “O lugar onde vivo” nas turmas de quinto a nono ano.
A ideia tem o objetivo de contribuir para uma prática pedagógica de melhor qualidade. Além disso, possibilita o aprimoramento no processo de escrita do aluno através da leitura. Os professores e alunos do primeiro ao quarto ano participam dessa construção de conhecimento.
Alunos de inclusão também tiveram importante participação neste processo. Afinal, o sucesso é adquirido quando a escola assume que a união das diferenças também é um modo de ensino. A aprendizagem é concebida através do conhecimento adquirido.
Seguem os nomes dos mais novos autores do município:
Ana Rita Fernandes Padilha
Ana Carla Padilha
Maria Luiza Cardoso Tomé
Isabela Maria Massaneiro
Poliane Wantowsky
Daiane Alvez
Vitória Hinke
Rangel Knopik
Carlos Roberto Rocha
Camilo Nogueira Junior
Suelen Aparecida Ruher Leal
Rayan Vieira
Kaike de Lima
Witanei Beckert dos Santos
Victor Murilo Alves Pereira
Mariana Isabeli Gêncio
Emili Giseli Wantowsky
Cristina Aparecida Anton
Henrique de Souza Cordeiro
Guilherme Ruchinsky
Karolaine Alanço Rodrigues
Andreina Ketlin Colaço
Gabriele Kwitschal Schoeffel
Felipe Miguel C. de Oliveira
André Novaes Nardo
Cleiton Teixeira Klombowsky
Alessandra Katzer
Lucas Schade do Amaral
Rhanna Gabrielly Weber
Alana Maria Grossl
Erick Luiz Hoffmann
Higor Daniel Wiscskal
Charles Streit
Kuan Penkal Ribeiro
Roberta Rodrigues de Lima
Foi uma noite cheia de emoções tanto para aos autores como para os pais dos alunos. O prefeito Osni pediu para que todos os alunos autografassem um exemplar do livro que será colocado na cápsula do tempo. A cápsula será plantada no dia 3 de julho, domingo, às 14h15, no Centro Cívico. A abertura com todos os documentos depositados será daqui 20 anos.
ai24horas