Lançamento do Sustentar 2009

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina sediou na tarde desta terça-feira (13) o lançamento da Feira Sustentável 2009, que acontecerá entre os dias 30 de outubro e 1º de novembro, no Centrosul. O vento realizado na capital catarinense vai reunir aproximadamente 250 expositores ligados à Agricultura Familiar, Economia Solidária, Pesca, Reforma Agrária e Energias Renováveis. De acordo com os organizadores do evento, as exposições estarão organizadas em 150 estandes representados por um número expressivo de mil participantes.

Promovido por diversos órgãos públicos e ONGs, como o Incra de Santa Catarina e a Delegacia do Ministério do Desenvolvimento Agrário, a feira vai oferecer palestrantes, debatedores, oficinas e seminários. A partir de uma programação cultural e didática, visa atingir seu objetivo de mostrar ao público como a produção de pequenos agricultores e a adoção de novas tecnologias podem contribuir para um desenvolvimento sustentável do Estado. “Além disso, o evento vai promover produtos e tecnologias relacionados à agricultura familiar, economia e energias renováveis valorizando a cultura regional catarinense,” destacou Jurandir Gurgel, delegado federal do Desenvolvimento Agrário de Santa Catarina.

Em nome dos parlamentares, o deputado Pedro Uczai (PT) falou sobre a importância do evento para o Estado e seu desenvolvimento econômico sustentável. “A principal meta do evento não é apenas mostrar o que se produz, mas o que se projeta para o futuro. Precisamos cada vez mais tornar público esse trabalho, pois através dessa iniciativa fica claro o que já foi construído e o que ainda precisa ser feito e, assim, reconhecendo os valores de um evento deste porte”, argumentou.   

Já o secretário estadual de Agricultura, Antônio Ceron, disse que a feira é um grande passo para o setor agrícola, mas ainda é clara a necessidade de políticas públicas nas três esferas: municipal, estadual e federal. “Estamos construindo um grande modelo para agricultura familiar, porém só com o apoio dos governos e patrocinadores é possível fortalecer a iniciativa”, acrescentou.

ai/UNO

Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *