Ministério do Turismo aponta Joinvile em competitividade turística

Joinville – O Índice de Competitividade do Turismo Nacional, iniciativa do Ministério do Turismo em parceria com o Sebrae Nacional e a Fundação Getúlio Vargas (FGV), revelou que Joinville teve uma média de 65,7 pontos (escala de 1 a 100). O resultado fica acima da média brasileira de 56 pontos, e superior à média geral das capitais, que foi de 64,1 pontos.

Foram 13 itens analisados: infraestrutura geral, acesso, serviços e equipamentos turísticos, atrativos turísticos, marketing e promoção do destino, políticas públicas, cooperação regional, monitoramento, economia local, capacidade empresarial, aspectos sociais, aspectos ambientais easpectos culturais.

Realizado desde 2007, o estudo de competitividade permite analisar o desenvolvimento turístico de uma localidade, por meio de um questionário que mede a capacidade de um destino turístico para gerar negócios, de forma sustentável, e de proporcionar experiências positivas ao turista. O aspecto marketing e promoção turística de Joinville atingiu a pontuação 84, enquanto a média nacional foi de 41 pontos. A capacidade empresarial de Joinville também conseguiu mais de 80 pontos. Segundo o estudo, o item que está entre 81 e 100 pontos corresponde ao melhor posicionamento que um destino pode alcançar.

O estudo mostra que os índices médios de avaliação do país e dos 65 destinos pesquisados – capitais e não capitais – avançaram em relação aos resultados de 2008 e 2009. Segundo o Ministério do Turismo, o índice servirá de referência para a preparação de grandes eventos como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.

ai/UNO

Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *