Joinville – Na 15ª edição do prêmio Top Of Mind de Santa Catarina, Joinville foi a cidade mais lembrada no segmento de Cidade Industrial. A solenidade ocorreu na noite de quinta-feira (23), no auditório da Fiesc, em Florianópolis. Quem recebeu o certificado na solenidade de premiação foi o secretário de Integração e Desenvolvimento Econômico (SIDE), Eni Voltolini. Para ele, é inquestionável essa resposta, por conta do histórico da cidade. "Esse momento é resultado da iniciativa de um conjunto de empreendedores que existiu e dos novos que foram surgindo. Rendemos homenagem a esses empresários que deram essa pujança econômica ao município," comenta.
A pesquisa, realizada com 2,4 mil pessoas, foi realizada pelo jornal A Notícia, em conjunto com o Instituto Mapa. Foi graças ao forte crescimento da indústria que a economia se fortaleceu. Para Joinville, esse título torna-se positivo, pois atrai novas empresas e, consequentemente, emprego e renda. O exemplo mais recente é a implantação da General Motors (GM), que está construindo as instalações onde irá fabricar 120 mil motores por
ano, além de cabeçotes e virabrequins, empregando 500 funcionários. Esses produtos irão abastecer as montadoras instaladas em Gravataí (RS) e Rosário (Argentina).
Conforme o caderno especial de A Notícia, que divulgou as marcas mais lembradas, quase 70 mil trabalhadores atuam em fábricas e são responsáveis por produzir quase a metade da riqueza do município, cerca de R$ 5 bilhões. Mas Voltolini atribui também à atuação das pequenas, micro e médias empresas esse reconhecimento como cidade industrial. Na avaliação do secretário, o objetivo agora é dar características de harmonia e sustentabilidade a esse crescimento econômico, a fim de melhorar a qualidade de vida da comunidade.
Fonte: Assessoría de Imprensa