Joinville elege recursos humanos como área estratégica

Joinville – A Prefeitura de Joinville defendeu durante o 1º Fórum Catarinense de Gestores de Recursos Humanos, realizado em Itapema na sexta-feira (18), o enquadramento dessa área como uma estratégia vital para o sucesso de qualquer organização, seja ela pública ou privada. Como uma das poucas
prefeituras presentes ao encontro, Joinville foi representada pela secretária de Gestão de Pessoas, Márcia Alacon, pelo presidente e diretor administrativo da Companhia Água de Joinville, Atanásio Pereira Filho e Fábio Luiz de Oliveira.

"Em Joinville, já colocamos o setor de recursos humanos na mesma linha decisória das demais áreas como estratégia de governo", explicou a secretária Márcia Alacon. A posição defendida por Joinville perante a ABRH Brasil, organizadora do Fórum de Gestores de Recursos Humanos, é na promoção de encontros semelhantes voltados exclusivamente para a área pública. "Sentimos que ainda falta a muitos gestores públicos essa visão estratégica que envolve os servidores públicos como agentes de mudanças e inovação", explicou Márcia Alacon.

Exemplo citado entre os trabalhos foi a criação do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos de Joinville (Ipreville) em 1996 pelo então prefeito Wittich Freitag, encarado como um grande desafio pelos servidores que assumiram sua direção. Em poucos anos, o Ipreville transformou-se referência catarinense e nacional em gestão e conquista de resultados.

O fórum utilizou a metodologia de "Investigação Apreciativa" desenvolvida pela UNIDUS – Universidade da Indústria do Paraná, e envolveu a participação de todos os presentes. O modelo, formado por quatro reflexões – descoberta, destino, sonho e desenho – estimulou os participantes a pensar nas ações dentro das organizações que vislumbrassem as escolhas que mudam o futuro.

Fonte: Assessoría de Imprensa

Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *