segunda-feira, junho 23, 2025

Joinville é uma das primeiras cidades a aderir ao programa ”Mais Cultura”

Joinville – O ministro da Cultura, Juca Ferreira, o prefeito de Joinville, Carlito Merss, e o presidente da Fundação Cultural de Joinville (FCJ), Silvestre Ferreira, assinaram nesta terça-feira (3) o termo de adesão do município ao programa Mais Cultura, que prevê a liberação de recursos para a implementação de pontos de cultura nas comunidades.

A assinatura aconteceu no auditório da Associação Empresarial de Joinville (Acij), com a presença da senadora Ideli Salvatti, do deputado federal Cláudio Vignatti, do presidente do Conselho Municipal de Cultura, Charles Narloch, e do presidente da Acij, Carlos Schneider.

Joinville é uma das primeiras cidades a aderir ao programa, que começou pelos estados e capitais. "Agora estamos trabalhando com cidades de médio porte para permitir que os prefeitos tenham acesso a recursos federais para desenvolverem seus planos", destacou Juca Ferreira, que também garantiu ajudar na construção do Teatro Municipal, que integra o plano de governo de Carlito Merss.

A adesão ao Mais Cultura prevê aporte de recursos financeiros ao Fundo Municipal de Incentivo à Cultura, via Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura (Simdec). Até o final do ano, o município vai encaminhar ao ministério o plano de ação com as propostas de projetos que atendam às linhas estabelecidas pelo programa. Os recursos devem chegar em 2010 – a Prefeitura entra com uma contrapartida de 20%.

Para o prefeito Carlito Merss, Joinville entra no mapa cultural do Brasil. "Temos muitos projetos importantes que vamos enviar ao ministério para garantirmos recursos do Fundo Nacional para o Fundo Municipal de Cultural já para o ano que vem", enfatizou. O presidente da Fundação Cultural, Silvestre Ferreira, destacou que a adesão ao programa vai permitir a continuidade de ações em cultura no município. "O que está acontecendo aqui é política pública de Estado, e não de um ou outro indivíduo", destacou.

Após a assinatura, Juca falou sobre o projeto de lei que cria o Vale-cultura para trabalhadores que ganham até cinco salários mínimos. O trabalhador recebe um vale de R$ 50 para ir ao cinema, shows, teatros e museus, além da aquisição de livros. As empresas que aderirem ao Vale-cultura terão benefícios fiscais. “Nosso objetivo não é só financiar a produção, mas também financiar o consumo cultural”, destacou o ministro.
O projeto já foi aprovado pela Câmara de Deputados.

Fonte: Assessoria de imprensa

UNOPress
UNOPress
A UNOPress é uma Agência de Marketing Digital especializada em Assessoria de Imprensa e Marketing de Conteúdo. Produz conteúdo para diversas empresas que buscam Page Authority e Domain Authority.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar

Mais lidas

Mais desta Categoria

Alegria para Tereceira Idade e Clubes de Mães em Arroio do Silva

Balneário Arroio do Silva viveu momentos de muita alegria...

Sushi com Carne Bovina é Destaque em Restaurante de Itapema

O Alma Gastro e Bar, localizado no Sofistic Hotel...

Café da Manhã nas Alturas: Experiência Única em Balneário Camboriú

Comece seu dia com uma experiência inesquecível em Balneário Camboriú! Desfrute de um delicioso café da manhã com vista panorâmica da cidade na FG Big Wheel. Reserve já seu lugar!

Inovação Gerenciada com IA: O Futuro da Liderança nos Negócios

A inovação não deve ser um acaso, mas um...