Joinville – A Fundação Municipal de Meio Ambiente vai expandir a coleta de pilhas e baterias para as secretarias regionais da cidade. O material recolhido será entregue aos fabricantes responsáveis pela eliminação das substâncias radioativas que não devem ser descartadas em aterro sanitário ou lixo comum.
A iniciativa da fundação em iniciar a coleta desses produtos se deu pela necessidade de promover uma discussão de conscientização com o meio ambiente e cumprir a legislação municipal. "Também estamos iniciando a coleta de lâmpadas", disse o presidente da Fundema Marcos Schoene.
Quem deseja colaborar com o meio ambiente pode levar as pilhas e baterias à sede da Fundema ou até uma unidade de ensino da rede municipal ou nas duas bibliotecas públicas. Estes são os locais onde há coletores e a previsão é que nos próximos dias as secretarias regionais também já estejam recebendo os objetos.
Pilhas e baterias contêm substâncias tóxicas que podem contaminar o solo e a água e levam anos para se decompor. Em contato com a umidade e o calor liberam componentes de contaminação ao meio e, consequentemente, causam danos à saúde.
Fonte: Assessoria de imprensa.
