Videira – A Fundação Municipal de Esportes de Videira (FMEV) realizou na segunda-feira (29) o Congresso Técnico dos Jogos Intercolegiais da modalidade de futsal, previstos para acontecerem de 13 a 17 de julho. O encontro foi coordenado pelo superintendente da FMEV – Hely de Freitas e Silva e pelo responsável pelos esportes escolares da Fundação – Gustavo Costenaro Brandalise.
Segundo Hely, 13 escolas das redes municipal, estadual e particular de ensino de Videira, participarão da competição. São elas: Escolas Municipais Fidélis Fantin, Vilson Pedro Kleinubing, Paulo Fioravante Penso, Joaquim Amarante e Sede Etelvina; Colégios Particulares Gennius, Superação e Imaculada Conceição; e Escolas Estaduais Esther Crema Marmentini, Anita Brasileira, Padre Bruno Pokolm, Madre Terezinha Leoni e Josefina Caldeira de Andrade.
Os jogos acontecem no Ginásio Municipal de Esportes, no Bairro II Pinheiros, e a arbitragem ficará por conta dos professores da FMEV e de acadêmicos do curso de Educação Física da Unoesc Videira. “A presença dos professores de Educação Física nestas reuniões são fundamentais para estipularmos as regras, a forma de disputa, a premiação, os locais, o transporte, enfim, o que é decidido nessas reuniões denominadas de congresso técnico são aplicados nos dias dos jogos, permitindo maior organização”, diz Hely.
Para o professor Gustavo Brandalise a realização da competição e o envolvimento dos alunos, estimulam o relacionamento interpessoal e melhora a qualidade de vida, já que a prática regular de exercícios físicos se traduz em benefícios que se manifestam sob todos os aspectos do organismo. “Além disso, do ponto de vista músculo-esquelético, auxilia na melhora da força, do tônus muscular, da flexibilidade, fortalecendo os ossos e as articulações. No caso específico das crianças, ajuda no desenvolvimento das habilidades psicomotoras”, aponta.
Fonte:Silvia Palma
Assessora de Comunicação