Jaraguá do Sul – A Secretaria da Saúde informa que desde o início do mês o município oferece gratuitamente, nas salas de vacina dos postos de saúde, a vacina contra a Hepatite A para crianças de 12 meses a menores de dois anos. Os pais de crianças com essa faixa etária devem procurar a unidade de saúde mais próxima para a imunização contra essa doença infecciosa.
Para os bebês com nascimento a partir de agosto de 2014, a dose entra automaticamente no calendário vacinal da criança. É importante levar a caderneta de saúde da criança ao posto de saúde. A gerente de imunização da Secretaria da Saúde, Ana Cristina Machado Kneipp, informa que se algum pai entrar em contato com a unidade mais próxima e não houver dose da vacina contra a Hepatite A, não há motivo para preocupação, pois a vacina será agendada e a dose será providenciada. “Apenas os pais com criança próxima de completar dois anos precisam agilizar a vacina, pois a dose será aplicada até 1 ano 11 meses e 29 dias”, detalha Ana.
Cuidados com a Hepatite A
A hepatite A é uma doença causada por vírus que atinge o fígado e é transmitida por meio da ingestão de água ou alimentos contaminados por fezes de pessoas infectadas.
Para evitar o contágio, é importante lavar as mãos após usar o banheiro, trocar fraldas, manusear o lixo da cozinha e do banheiro e também antes de preparar alimentos e se alimentar; lavar bem frutas, verduras e legumes e deixar mergulhados por 30 minutos em solução preparada com duas gotas de hipoclorito de sódio a 2,5%, diluídas em um litro de água tratada. Além disso, deve-se cozinhar bem os alimentos, utilizar água potável e vacinar as crianças de um a dois anos incompletos, conforme indica o calendário básico de vacinação.
Investimento do Ministério da Saúde
De acordo com o Ministério da Saúde, estados e municípios já receberam 1,2 milhão de doses. Outros lotes da vacina serão encaminhados, ainda este ano e no decorrer de 2015, para atender 100% do público-alvo. A data para início da vacinação será definida pelos estados. O Ministério da Saúde investiu R$ 111 milhões na compra de 5,6 milhões de doses neste ano.