terça-feira, abril 29, 2025

Itajaí vai sediar Velas Latinoamérica 2014

Itajaí disputou a regata com cidades como Rio de Janeiro, Salvador, Recife, Fortaleza e Natal. A infraestrutura local, aliada ao know-how que o município tem na realização de eventos náuticos, foi decisivo na escolha.

Itajaí sedia a regata “Velas Latinoamérica 2014”, um evento náutico organizado pela marinha argentina e que reunirá veleiros escola de grande porte das marinhas do Brasil, Chile, Equador, Colômbia e Argentina. O evento inicia no dia 11 de fevereiro e a largada está programada para o dia 16, quando as embarcações partem para um trajeto de 12 mil milhas náuticas, que será executado em 134 dias. As embarcações navegarão juntas pelos mares da América do Sul e Caribe, passando por portos da Argentina, Chile, Colômbia, Equador, México, Peru, República Dominicana, Venezuela e Uruguai.

“É uma grande satisfação para nós que Itajaí tenha sido escolhida para sediar esse importante evento náutico”, diz o delegado da Capitania dos Portos de Itajaí, capitão de Fragata Fernando Anselmo Sampaio Mattos. Segundo ele, o sucesso alcançado por Itajaí durante a edição de 2012 da Volvo Ocean Race, quando o município integrou a rota da regata de volta ao mundo, foi decisivo para que o município fosse escolhido pelos organizadores.

“Disputamos a regata com municípios como Salvador, Rio de Janeiro, Recife, Fortaleza e Natal. A infraestrutura turística regional – uma vez que Itajaí está inserida em uma região com grande apelo turístico – aliada a expertise que o município vem adquirindo na realização de eventos náuticos, foi decisiva na escolha dos organizadores”, diz o comandante.

Mattos acrescenta que os veleiros participantes da regata têm mais de 70 metros de comprimento e poderão ser visitados pela comunidade durante a realização do evento. “Mais do que uma competição, a Velas Latinoamérica 2014 é uma exibição de embarcações gigantescas e um momento de confraternização entre as marinhas dos países participantes”, complementa.

O prefeito Jandir Bellini destaca a importância de Itajaí ser o ponto de partida da regata Velas Latinoamérica 2014, o que consolida o município como um importante polo da vela internacional. “Já são três grandes eventos internacionais que temos agendados para os próximos anos – as regatas Transat Jacques Vabre em 2013, a Velas Latinoamérica 2014 no ano que vês e a Volvo Ocean Race em 2015 – que projetam o nome de Itajaí em nível mundial e nos coloca como uma importante opção no universo náutico”, diz Bellini.

O presidente do Comitê Organizador das Regatas em Itajaí, Amílcar Gazaniga, destaca a importância do resgate da vocação de Itajaí para os esportes náuticos e diz que esse é segmento que vem trazendo impactos bastante positivos para o município. “São impactos na economia, turismo, desenvolvimento e, principalmente, a quebra de paradigmas, pois esse tipo de evento nos coloca em pé de igualdade com importantes municípios do Brasil e exterior”, diz Gazaniga.

A regata é organizada pela Armada Argentina e é realizada a cada quatro anos. A última parada na costa brasileira ocorreu no ano de 2010, com a inclusão do Rio de Janeiro no roteiro.

João Henrique Baggio
UNOPress

UNOPress
UNOPress
A UNOPress é uma Agência de Marketing Digital especializada em Assessoria de Imprensa e Marketing de Conteúdo. Produz conteúdo para diversas empresas que buscam Page Authority e Domain Authority.

Compartilhar

Mais lidas

Mais desta Categoria

Alegria para Tereceira Idade e Clubes de Mães em Arroio do Silva

Balneário Arroio do Silva viveu momentos de muita alegria...

Sushi com Carne Bovina é Destaque em Restaurante de Itapema

O Alma Gastro e Bar, localizado no Sofistic Hotel...

Café da Manhã nas Alturas: Experiência Única em Balneário Camboriú

Comece seu dia com uma experiência inesquecível em Balneário Camboriú! Desfrute de um delicioso café da manhã com vista panorâmica da cidade na FG Big Wheel. Reserve já seu lugar!

Inovação Gerenciada com IA: O Futuro da Liderança nos Negócios

A inovação não deve ser um acaso, mas um...