Itajai – O show mais esperado para o 12º Festival de Música de Itajaí já está com os ingressos esgotados a dois dias da apresentação. “Toquinho e Banda” sobem ao palco do Teatro Municipal neste sábado (07), às 21h e encerram a programação de shows do Festival. Já subiram ao palco do Teatro Municipal nesta 12ª edição do Festival Badi Assad, Trio 202, Duo Peranzzetta-Faria e Mawaca. Monica Salmaso é a atração desta sexta-feira.
A música desvenda a alma de Toquinho, que vagueia em forma de acordes, levando junto o homem simples e comum que ele é. Construir acordes e harmonias, fazer música e poesia é a profissão de Toquinho, que sabe harmonizar também a vida no compasso do prazer, no contraponto entre a paixão e a amizade, a família e os amigos.
A música ofereceu a Toquinho um poder admirável: construir a própria fantasia. E o violão é o suporte dessa fantasia. Antonio Pecci Filho, conhecido como Toquinho, é cantor, compositor e violonista brasileiro. Ganhou o apelido Toquinho da mãe e já aos quatorze anos começou a ter aulas de violão com Paulinho Nogueira. Estudou harmonia com Edgar Janulo, violão clássico com Isaías Sávio e fez curso de orquestração com Léo Peracchi, teve ainda aulas e tornou-se amigo de Oscar Castro Neves.
Toquinho começou se apresentando em colégios e faculdades e profissionalizou-se nos anos 60, em shows promovidos pelo radialista Walter Silva no famoso teatro Paramount em São Paulo. Compôs com Chico Buarque sua primeira canção a ser gravada, “Lua Cheia”, e em 1969 acompanha Chico à Itália, país onde até hoje se apresenta regularmente.
Em 1970, compõe, com Jorge Benjor, seu primeiro grande sucesso, Que Maravilha. Ainda nesse ano, Vinicius de Moraes, o mundialmente famoso compositor de Garota de Ipanema (com Tom Jobim), o convida para participar de uma série de espetáculos em Buenos Aires, formando uma sólida parceria que renderam 11 anos, 120 canções, 25 discos e mais de mil espetáculos.
Fonte : Assessoria de Imprensa – Renata Furlanetto