Ibirama – Com base no sucesso que o PROGRAMA CUIDANDO DA QUALIDADE DE VIDA NA AGRICULTURA apresentou em 2010 a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (SEDEMA) estará realizando reunião com os agricultores para apresentar a segunda etapa deste programa.
O encontro acontecerá na próxima sexta – feira dia 18 de fevereiro de 2011, às 19:00 horas na Comunidade Evangélica de Ibirama.
Conheça o Programa:
Objetivo – Incentivar o crescimento do setor da agricultura, beneficiando de forma justa aqueles que trabalham, produzem, preocupam-se com o meio ambiente, com o patrimônio público e querem continuar desenvolvendo atividades nesta área.
Com este propósito a SEDEMA atenderá através deste programa algumas necessidades dos agricultores e facilitará tarefas através da prestação de serviços.
Como funciona o programa: No período de inscrição o interessado irá declarar algumas atividades que realiza em sua propriedade: realização de reflorestamento com nativas, frutíferas e exóticas, se possui esterqueira, fossa, fonte e nascente protegida, se possui reserva legal ou áreas preservadas, o uso de plantio direto cultivo mínimo também é questionado, bem como a plantação de produtos orgânicos.
Fatores como a conservação das vias públicas, desenvolvimento de atividade turística na propriedade, participação em reuniões, eventos e associações, e o número de notas que expedidas também fazem parte dos itens que podem gerar créditos ao agricultor. Além dos benefícios individuais o programa visa destacar a comunidade Agrícola que desenvolve o maior número de atividades sociais, ambientais e de aumento de movimento econômico, priorizando o atendimento para quem apresentar elevados índices de ações positivas.
Por fim os produtores trocam seus créditos pelos incentivos como: Horas de retroescavadeira, patrola, escavadeira hidráulica, serviços de caminhão caçamba, caminhão tanque, serviços de inseminação, mudas e exames veterinários além de outros serviços, totalmente gratuitos.
Benefícios concedidos em 2010: Foram 150 agricultores atendidos no município para os quais foram realizadas cerca de 500 horas de serviços de máquinas, entregues 36 cargas de calcário, mais de 80 cargas de macadame, realizadas cerca de 50 inseminações em animais, entregues 4.000 mudas de exóticas e 2.000 mudas de nativas.
O programa “ CUIDANDO DA QUALIDADE DE VIDA NA AGRICULTURA” é o caminho de uma transformação conjunta, unindo o meio rural e o poder público, onde cada um faz a sua parte e toda cidade sai ganhando com a melhoria da qualidade de vida. Através deste programa, estamos cumprindo o nosso plano de trabalho, com dedicação, seriedade e sobre tudo, de forma justa.
IMPORTANTE: Para poder participar dos benefícios do Programa, é OBRIGATÓRIO que cada agricultor se inscreva no período de 21 de fevereiro á 22 de março de 2011 na Prefeitura Municipal.
ai/UNO