Navegantes – Mãozinhas na terra e olhos vidrados nas lições do técnico agrícola, Tiago Santos da Cruz. Foi assim que os alunos do C.E.M. Profa. Giovana Soares da Cunha, no bairro São Paulo, passaram a manhã desta quarta-feira (26/03). As aulas práticas fazem parte do projeto da Horta do Centro de Referência em Assistência Social – CRAS em parceria com a Secretaria de Agricultura.
De acordo com a coordenadora do CRAS, Andréia Muller Rodrigues, os alunos receberam mudas de alface, berinjela e beterraba e aprenderam com o técnico como plantá-las. Os alunos foram divididos em grupos e cada grupo ficou responsável por uma etapa do processo. Eles plantaram muda por muda e depois regaram os canteiros preparados exclusivamente para o projeto.
Além de aprender a plantar e cuidar das mudas – o que faz com que desperte neles o interesse e a responsabilidade – o projeto Horta estimula nos alunos a prática de uma boa alimentação, rica em frutas, legumes e verduras.
A coordenadora explica que depois que os pezinhos estiverem grandes, os alunos colherão as hortaliças juntamente com o técnico, para que a equipe do CRAS prepare para as crianças uma refeição com os alimentos plantados, cultivados e colhidos pelos alunos. “Tal dedicação com a horta desperta nas crianças o hábito de uma alimentação saudável, já que elas estarão estimuladas a comer frutas, legumes e verduras que elas mesmas cultivaram”, destacou a coordenadora.
Louise Benassi
ai/UNO