Bombinhas – Na última terça-feira (12), a Prefeitura Municipal de Bombinhas, através da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, recebeu a visita dos Grupos de Trabalho de Ecoturismo e Turismo de Aventura da Costa Verde & Mar. A ação, é parte do projeto que está sendo desenvolvido pelo Consórcio Intermunicipal de Turismo Costa Verde e Mar – CITMAR, que tem como objetivo formatar roteiros de Ecoturismo e Turismo de Aventura, ofertando ao turista e visitante, a prática de atividades do segmento durante o ano todo nos municípios que formam a região turística Costa Verde & Mar.
Em um primeiro momento, os grupos foram recepcionados pela equipe da Secretaria de Turismo na sede da Associação Empresarial de Bombinhas – AEMB para a apresentação do relatório da visita anterior, ocorrida em Porto Belo, que foi conduzida pela equipe do Instituto Alouatta, e para uma conversa sobre o mergulho, produto turístico já consolidado em Bombinhas e as unidades de conservação da cidade.
O Presidente da Associação das Escolas e Operadoras de Mergulho do Estado de Santa Catarina, Renieri Balestro compartilhou com o grupo as características do produto e as certificações e normas que regulamentam a prática da atividade do mergulho recreacional. As agências reguladoras e o modelo de normatização utilizado no mergulho são referência para a regulamentação das diversas atividades de ecoturismo e turismo de aventura que são desenvolvidas e estão sendo estruturadas no Brasil.
Já o Engenheiro Florestal da Fundação Municipal de Amparo ao Meio Ambiente – FAMAB, Edison Baierle, expôs a realidade das unidades de conservação de Bombinhas e como está sendo desenvolvido o plano de manejo da Área de Relevante Interesse Ecológico Costeira de Zimbros.
Em seguida, Gilberto Cunha e Rafael Gartner de Oliveira receberam o grupo no Mirante Eco 360º, onde ocorreram as visitas ao museu e mirantes e a prática das atividades de aventura: tirolesa, escalada em parede, arvorismo infanto-juvenil e gironauta.
O próximo município da região Costa Verde & Mar a ser visitado será Itapema, no mês de Julho, onde também será apresentada a avaliação dos equipamentos turísticos visitados em Bombinhas.
ai/unopress