Florianópolis – Desde a noite de quinta-feira (8), quando a Secretaria de Estado da Defesa Civil convocou o Grupo de Ações Coordenadas (GRAC), muitas ações integradas já foram realizadas, envolvendo as áreas da Saúde, Educação, o Exército, o Corpo de Bombeiros entre outros órgãos, principalmente na região do Vale do Itajaí.
A Secretaria de Educação Estadual suspendeu as aulas em Blumenau, Gaspar, Itajaí e Rio do Sul. Se necessário serão suspensas em outros municípios do Estado. As escolas estaduais também servem de abrigos para receber as famílias desabrigadas. Em Blumenau são cinco escolas, e duas em Itajaí.
O Exército atua desde a noite de ontem na região. Em Blumenau, o 23º Batalhão de Infantaria trabalha na cidade com viaturas e profissionais de apoio na retirada das famílias das áreas alagadas. No município de Itajaí, o 63º Batalhão também atua na remoção das famílias.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também está com toda estrutura mobilizada na região, com medicamentos e recursos necessários para o atendimento das comunidades atingidas. Das 19 horas de ontem até as 7 horas desta sexta-feira (9), foram 46 atendimentos, apenas casos clínicos.
Neste momento, o Batalhão de Aviação Militar está mobilizado com quatro aeronaves, sendo duas da Polícia Militar, uma da Polícia Civil e uma do Corpo de Bombeiros, na base instalada em Navegantes. Porém, devido às condições do tempo, todas estão em solo, aguardando a melhora do tempo na região. Se necessário serão solicitadas as aeronaves da Policia Rodoviária Federal (PRF) e de outros estados.
O Corpo de Bombeiros atua na região com uma equipe de 600 profissionais. Até o momento, ainda não há números de quantos atendimentos foram prestados no local.