Florianópolis – O governador Raimundo Colombo irá apresentar à presidente Dilma Rousseff, em reunião, com data ainda não definida, proposta de inclusão da suinocultura catarinense na pauta de prioridades da viagem que Dilma fará à China no mês de maio. A proposta foi uma solicitação do setor agropecuário de Santa Catarina, que esteve reunido com o governador Raimundo Colombo, nesta quinta-feira (17).
O objetivo do Governo do Estado é fazer as vendas diretamente à China,visto que Santa Catarina é o único estado do Brasil livre de aftosa sem vacinação. A China produz a metade da carne suína do mundo e está aprimorando a produção. Das 100 milhões de toneladas/ano, produz 50 milhões, e essa produção é consumida pelo próprio país. Mesmo assim, pode haver espaço ao produto de Santa Catarina. “Queremos que a presidenta coloque na mesa de conversa com os chineses a venda dos produtos catarinenses, visto que o Brasil recebe hoje uma quantidade enorme de produtos chineses”, informou secretário da Agricultura, João Rodrigues.
De acordo com o presidente da Cidasc, Enori Barbieri, a excelência em sanidade é o único caminho para o futuro da produção de suínos e bovinos. Barbieri informa ainda que, para este ano, missões dos EUA, Canadá, Japão e Coréia do Sul estarão em Santa Catarina para avaliarem possibilidades de compras.
ai/UNO