Gov. Celso Ramos – Trabalhar juntamente com a comunidade é a proposta do Programa da Dengue da Prefeitura Municipal de Governador Celso Ramos para que os focos do mosquito da dengue continuem distantes da cidade
O trabalho de prevenção ao foco do mosquito da dengue no município de Governador Celso Ramos, realizado durante todo o ano, está sendo intensificado no período que antecede o verão. Para verificar a existência do foco, são instaladas armadilhas e pontos estratégicos são vistoriados através do Programa da Dengue desenvolvido pela Prefeitura, juntamente com o setor da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde.
O programa conta com a coordenação de Renata B. Quintino e o trabalho de campo é realizado por dois Agentes da Dengue, Jorcelino Marques e João Pereira Filho. “Num período de 10 anos o município de Governador Celso Ramos registrou apenas 10 pessoas que contraíram a doença. Porém, essas pessoas não adquiriram aqui na cidade porque não existe foco do mosquito da dengue. O trabalho de prevenção é realizado permanentemente e intensificado nos períodos mais quentes do ano como agora com a chegada do verão”, esclarece a coordenadora Renata Quintino.
As 82 armadilhas (produzidas com pedaços de pneus e colocadas com água em locais escuros) são distribuídas em postos de saúde, mercados, caldo de cana e outros locais que são vistoriados uma vez por semana. Já os 54 pontos estratégicos são lojas de materiais de construção (pátios e depósitos que acumulam água), cemitérios, borracharias e outros pontos vistoriados a cada 15 dias.
“A seriedade do trabalho de prevenção da dengue faz com que nosso município seja um exemplo porque não existem focos do mosquito. Para que este trabalho continue oferecendo resultados positivos, precisamos trabalhar juntos, prefeitura e população. Assim teremos um verão mais tranquilo e com saúde”, afirma o prefeito Anísio Soares.
Trabalho de prevenção conta com parceria da comunidade
Neste momento o Programa da Dengue intensifica o trabalho de prevenção junto à comunidade de Governador Celso Ramos. Através de folders explicativos, que serão distribuídos nos postos de saúde e pelos agentes comunitários de saúde, além de divulgação em jornais e site oficial da prefeitura, é a forma encontrada de repassar informações de como prevenir.
Como prevenir:
– Manter vedados caixas d´água, poços, cisternas, tanques, tambores e outros reservatórios de água;
– Eliminação de recipientes sem utilidade: latas, materiais descartáveis, cascas de ovos, tampas de garrafas e outros;
– Não deixar restos de materiais de construção ao ar livre, com risco de acúmulo de água das chuvas;
– Lavar e escovar bebedouros de animais, no mínimo uma vez por semana;
– Nos pratos aparadores de vasos de plantas colocar areia grossa, de forma a não acumular água;
– Piscinas também devem ser bem limpas, tampadas e lavadas com cloro com freqüência.
ai/UNO