Joinville – O presidente da Fundação Municipal do Meio Ambiente, Marcos Schoene, recebeu nesta segunda-feira, dia 18, o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo de Joinville (Sindipetro), Leniu Barbosa Villar. Durante a reunião, foi informado que os postos de combustíveis que cumprirem rigorosamente todas as exigências ambientais podem ter a licença, concedida pela Fundema, renovada para dois ou quatro anos.
Joinville possui 125 postos de combustíveis conforme dados da Agência Nacional de Petróleo (ANP). No entanto, aproximadamente 50 ainda possuem alguma pendenga com o órgão ambiental. A meta da Fundema é conseguir com que o empreendedor cumpra com as exigências no licenciamento.
As licenças poderão ser requeridas com 120 dias antes de vencimento. Feito isso, o proprietário do posto pode continuar em operação até ser emitido o novo documento. Um dos facilitadores criado pela Fundação são as instruções normativas (INs) disponíveis no site da Prefeitura de Joinville. Elas podem ser consultadas pelos empresários para dar agilidade ao processo de licenciamento. De todos os postos da cidade, apenas 69 têm vínculo com o Sindipetro.
Além disso, foi agendada para a semana que vem, uma apresentação do Programa Jogue Limpo. Um projeto de reciclagem de embalagens plásticas de lubrificantes que deverá ser implantado na cidade em uma parceria do sindicato com o órgão ambiental. "A regularização dos postos é de extrema importância porque possíveis vazamentos comprometem o lençol freático da cidade. Aí está a necessidade de licença e monitoramento constante", explica Schoene.
Fonte: Assessoria de imprensa