Fundema abre licitação para planos de manejo em dois parques

Joinville – A Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema) publicou edital de licitação para contratar consultoria para elaborar os planos de manejo do Parque Municipal da Ilha do Morro do Amaral e do Parque Natural Municipal da Caieira, em Joinville. Os recursos são do Fundo Municipal do Meio Ambiente (FMMA). Para os dois planos o orçamento é de 430 mil reais. As empresas interessadas na concorrência deverão entregar suas propostas na sede da Fundação até o dia 4 de fevereiro.

Plano de manejo é um documento técnico mediante o qual se estabelece o zoneamento e as normas que devem presidir o uso das unidades de conservação no que diz respeito à preservação e utilização do ambiente de forma sustentável, o manejo dos recursos naturais, a ocupação do território e o desenvolvimento de atividades. Passa a ser orientador de todas e quaisquer intervenções a serem desenvolvidas nestes locais e leva em consideração os aspectos ambientais, sociais, econômicos e políticos.

O Parque Municipal da Ilha do Morro do Amaral foi instituído por decreto em 1989 com a finalidade de preservar a biodiversidade. A Ilha do Morro do Amaral está integrada a Baia da Babitonga, na região do bairro Paranaguamirim. O parque possui uma área de 3,3 milhões de metros quadrados e abriga sítios arqueológicos – sambaquis.

Entre seus ecossistemas, destacam-se o manguezal, distribuído na borda de toda a ilha e o ecossistema lagunar da Lagoa do Saguaçu. Ambos são importantes para o equilíbrio ambiental da região e para a sobrevivência da comunidade local de pescadores artesanais, a qual utiliza dos recursos naturais para atividades de pesca, caça do caranguejo e coleta de crustáceos.

O Parque Natural Municipal da Caieira foi criado por decreto em 2004. Tem uma extensão de 1,27 quilômetros quadrados e está localizado às margens da Lagoa do Saguaçu. Destina-se a fins científicos, culturais e educativos e de lazer contemplativo. A área foi utilizada por muito tempo para extração mineral de argila e cal. A finalidade do parque é a preservação e a conservação da história do patrimônio cultural – sítios arqueológicos – e natural – ecossistemas de manguezal, floresta ombrófila densa e terras baixas.

ai/UNO

UNOPress
UNOPress
A UNOPress é uma Agência de Marketing Digital especializada em Assessoria de Imprensa e Marketing de Conteúdo. Produz conteúdo para diversas empresas que buscam Page Authority e Domain Authority.

Deixe um comentário

Por digite seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui

Compartilhar:

Receba Notícias

Posts Relacionados

Mais Recentes